Festejos do Divino Espírito Santo têm início na Casa de Leis

Imagem: Missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo foi realizada no saguão da Casa de Leis.
Missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo foi realizada no saguão da Casa de Leis.
03/06/2014 - 08:38 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Por proposição dos deputados estaduais Dione Hashioka (PSDB) e Junior Mochi (PMDB), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta terça-feira (3/6), missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo. A celebração eucarística contou com a participação dos Arautos do Evangelho e dos Festeiros de Campo Grande e Coxim.

A Festa do Divino Espírito é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Estado. No município de Coxim é realizada há 119 anos. A cerimônia, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado por meio da lei 3.586, envolve a comunidade e tem passado de geração em geração.

A missa em ação de graças foi ministrada pelo padre Micael Carlos Andrejzwski, da Catedral São José, de Coxim. “A Festa do Divino Espírito mantém acesa sua tradição desde que surgiu. Durante três meses, a bandeira do Divino Espírito Santo é levada às famílias da cidade e do campo, não importando a classe social ou a distância a ser percorrida. De avião, de barco ou a cavalo, as graças da Santíssima Trindade vêm abençoando as famílias sul-mato-grossense”, disse o sacerdote.

Desde ontem, os coxinenses que residem em Campo Grande estão recebendo a visita da bandeira do Divino. Amanhã, deverá ser levada ao gabinete do governador André Puccinelli. O encerramento na Capital será no domingo, com a realização da 20ª festa, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural. Já em Coxim, a 119ª festa acontecerá no dia 27 de julho.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.