Semana do Leite inclui evento na Assembleia para fomentar setor

Imagem: Divulgação da Semana Estadual do Leite na ALMS aconteceu na sala da presidência.
Divulgação da Semana Estadual do Leite na ALMS aconteceu na sala da presidência.
03/06/2014 - 10:38 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Mato Grosso do Sul produz em torno de um milhão de litros de leite por dia, mas a população do Estado não consome nem metade dessa produção. O entrave é um dos desafios do setor, segundo Pedro Guerbas Filho, presidente do Sindicato das Indústrias do Leite. Ele e demais representantes do segmento participaram nesta terça-feira (3/6), de um evento na Assembleia Legislativa que integra a programação da Semana Estadual do Leite.

Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a criar a Semana Sul-Mato-Grossense do Leite com o intuito de fomentar o consumo. Instituída em 2010, por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), a semana inclui o dia 1º de junho, Dia Mundial do Leite. De acordo com Pedro Guerbas, durante sete dias, o setor se une para promover ações de mobilização e conscientização da população para os benefícios do leite. “Neste período, desenvolvemos atividades como palestras e doações com a intenção de aproximar os consumidores da cadeia produtiva e promover o incremento de produção e da qualidade do leite de forma sustentável, profissionalizada, melhorando a renda dos produtores de leite na região central de Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Organizada pela Câmara Setorial do Leite, a Semana do Leite inclui programação até o próximo dia 6 de junho. “O foco dessa campanha é o consumidor. Queremos conscientizá-los sobre a importância do leite na alimentação humana”, destaca o presidente da Câmara, Ronan Salgueiro. Para ele, o apoio da Casa de Leis é fundamental para o crescimento do setor. “Tivemos todo o empenho do Legislativo na criação dessa Semana e contamos com os parlamentares para reverter os entraves que o segmento enfrenta”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.