Aprovado projeto que amplia teste do pezinho para novos diagnósticos

Imagem: Proposta de autoria do deputado Cabo Almi foi aprovada na Ordem do Dia da sessão de hoje.
Proposta de autoria do deputado Cabo Almi foi aprovada na Ordem do Dia da sessão de hoje.
03/06/2014 - 11:56 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Três projetos de lei foram aprovados pelos deputados na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira (3/6), entre eles o PL 0139/13, de autoria do deputado Cabo Almi (PT), que amplia o teste do pezinho para novos diagnósticos. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e votação.

O teste do pezinho ou triagem neonatal, como é conhecido, se trata de um exame obrigatoriamente realizado em todos os bebês recém-nascidos, a partir do terceiro dia de vida. Em Mato Grosso do Sul, o exame poderá ser ainda mais completo.

A proposição determina que toda criança nascida nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção pública do Estado tenha o direito ao teste de triagem neonatal, na modalidade ampliada em EIM (Espectromia de Massa em Tandem), com o propósito de tornar possível o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento das seguintes moléstias: aminoacidopatias, distúrbios dos ácidos orgânicos, distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos, distúrbios do ciclo de ureia, galactosemia e deficiência de glicose e fosfato.

O projeto também estabelece que os resultados do teste sejam encaminhados aos pais ou responsáveis pela criança ou disponibilizados na internet, no prazo de 10 dias, contados a partir do recebimento do material no laboratório.

Também em 2ª discussão e votação, foi aprovado o PL 035/14, do deputado Junior Mochi (PMDB), que determina a proibição de música alta no interior de ônibus do transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul. Pela matéria, rádios, walkmans, diskmans, Ipods e aparelhos MP3 e MP4 só poderão ser utilizados com fone de ouvido.

Quem desobedecer a norma será penalizado com advertência, retenção do equipamento sonoro, retirada do infrator do veículo e aplicação de multa de até 10 Uferms (R$ 186,00). Caso a matéria se torne lei, deve ser afixado um cartaz ou uma placa no interior dos veículos informando a proibição.

Desconto na renovação da CNH - Em 1ª discussão e votação, o PL 027/14, do deputado Lidio Lopes (PEN), foi aprovado na Ordem do Dia. O objetivo da proposta é a instituição de desconto nas taxas de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da criação do programa Bom Motorista.

De acordo com a matéria, para ter desconto na renovação da CNH, os motoristas não podem apresentar histórico de infrações de trânsito. Os descontos serão de 10% no caso de não haver infração nos 12 meses anteriores à data de vencimento da validade da carteira e de 15% se o prazo for de 24 meses.

Lidio explica que diante da situação caótica e violenta do trânsito brasileiro, decorrente da imprudência de muitos motoristas e também do descumprimento das normas de circulação, o projeto ainda visa premiar o bom motorista e estimular o não cometimento de infrações.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.