Deputados recebem jovem destaque em feira mundial de ciência

Imagem: Leonardo Vasconcelos desenvolveu aplicativo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para Android.
Leonardo Vasconcelos desenvolveu aplicativo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para Android.
04/06/2014 - 11:47 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Destaque na maior feira mundial de ciência, o jovem Leonardo Vasconcelos Lopes foi recebido pelos parlamentares durante a sessão plenária desta quarta-feira (4/6). O estudante do campus Nova Andradina do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) é o criador de um aplicativo na área de astronomia e física que ficou entre os melhores projetos do mundo.

Em maio, Leonardo e mais três estudantes sul-mato-grossenses tiveram projetos científicos selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O estudante do curso de Técnica de Informática desenvolveu o projeto Star Tracker, um dispositivo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android.

Por meio do recurso, qualquer pessoa pode escolher uma estrela e obter a localização do astro com a ajuda de um raio laser. O objetivo, explica o jovem, é difundir a observação astronômica e facilitar a captação de informações principalmente para estudantes e pessoas interessadas na área. “A prática da observação é difícil de ser feita e com este recurso, em qualquer lugar, mesmo com poucas condições, será possível desenvolvê-la”, ressaltou.

A ideia, conta Leonardo, surgiu após a participação dele no Space Camp Brasil, um encontro que visa o aprendizado de áreas como robótica, aeroespacial e eletrônica tanto de forma teórica quanto de forma prática. “Saí de lá fascinado e decidi estudar mais o assunto”, afirma o estudante que pretende ingressar futuramente no curso de Engenharia Aeroespacial.

Antes de se destacar mundialmente, o projeto Star Tracker já foi premiado pela Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência), na modalidade Ciências Planetárias Terrestres, Matemática e Física, e também recebeu prêmios na Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) e na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

“Sentimos orgulho ao ver um jovem estudante tão promissor, é uma satisfação tê-lo aqui no Parlamento”, afirmou o deputado Junior Mochi (PMDB).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) propôs uma Moção de Congratulação ao jovem pelo feito, decisão que foi acatada pelos demais parlamentares.

“O Leonardo é um exemplo de que com educação e ciência, é possível reescrever o futuro dos nossos jovens”, disse a deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.