Homenageados do Marco Verde alertam para impactos ambientais

Imagem: Sessão solene para a entrega do Troféu Marco Verde foi realizada no plenário Júlio Maia.
Sessão solene para a entrega do Troféu Marco Verde foi realizada no plenário Júlio Maia.
04/06/2014 - 20:36 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

A noite de entrega do Troféu Marco Verde nesta quarta-feira (4/6), na Assembleia Legislativa, foi marcada pelo alerta para os desafios que o Estado enfrenta na questão do meio ambiente como os impactos da contaminação dos solos e do consumo desenfreado. A solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, prestou homenagens a pessoas e instituições que lutam pela proteção ambiental.

No evento, proposto pelos deputados estaduais Laerte Tetila (PT) e Marcio Monteiro (PSDB), 18 homenageados receberam o Troféu Marco Verde. Instituído pela Assembleia há um ano, o prêmio leva o nome de Graziela Maciel Barroso, corumbaense nascida em 1912 que foi a primeira professora de Botânica da UNB (Universidade Nacional de Brasília). O troféu é concedido anualmente às pessoas físicas, ou jurídicas, públicas ou privadas que desenvolvem ações ou iniciativas de destaque voltadas para a recuperação, proteção, preservação e conservação ambiental, ou no desempenho de atividades para o desenvolvimento ambiental sustentável em Mato Grosso do Sul.

Conhecido por se dedicar ao ativismo ambiental no Estado, o produtor rural Milton Barbosa, de Nova Alvorada do Sul, foi um dos homenageados da noite. Ele destacou o desafio da preservação dos solos e a luta para tentar evitar a contaminação pelo setor sucroalcooleiro. "É uma luta contra o poder econômico, contra mega empresários, uma luta de Davi e Golias, mas o meio ambiente vem com estilingue", comparou. Para o ativista, é preciso que o poder público se empenhe na cobrança da quantidade de vinhaça que as usinas jogam ao solo. "Não somos contra as usinas que contribuem para o desenvolvimento econômico, mas desde que não seja um crescimento financeiro em detrimento ao meio ambiente que é o que está ocorrendo", ressaltou.

A diretora da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira, Ângela Maria Faustino, chamou atenção para o consumo exagerado da sociedade que, segundo ela, pode acarretar sérios impactos ambientais ao futuro se não for barrado desde já. Ela recebeu homenagem dos parlamentares pelo desenvolvimento de um projeto de sustentabilidade que procura otimizar, junto aos alunos, o conhecimento sobre o aproveitamento dos espaços e dos alimentos. "Cada espaço da instituição é revitalizado por grupos de crianças que se utilizam de hortas, de composteiras, de materiais sustentáveis para a decoração dos ambientes", explicou. A diretora acredita que o projeto irá plantar uma nova consciência nas crianças sobre a importância da preservação ambiental. "Hoje em dia, as pessoas estão expostas ao apelo do 'querer sem pudor' e a escola tem que ser precursora no sentido de mostrar com bons exemplos que é possível frear esse consumo e causar menos impacto ao nosso meio ambiente", ressaltou.

O deputado Laerte Tetila afirmou que a situação ambiental é grave e que o mundo deve estar atento à acelerada degradação ambiental. "Mato Grosso do Sul tem perdido rapidamente seus recursos naturais, nosso paisagismo que atrai o mundo todo está sumindo, nosso biomas, cerrados estão vindo abaixo dando lugar a pastagens que nada tem a ver com nossas paisagens, o fogo continua sendo ateado e as motosserras estão constantemente ligadas. E as pessoas insistem em achar que o problema é do vizinho", expressou.

Na opinião do deputado Márcio Monteiro, é preciso despertar nas pessoas a responsabilidade no que se refere aos problemas enfrentados. "Mesmo de forma implícita, todos nós somos conscientes sobre nossa parcela de culpa e sabemos que dependemos dos recursos naturais para viver, para manter nosso nível de conforto, nossa energia, transporte, comunicação", completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.