Educação dará salto de qualidade nos próximos anos, acredita Kemp

Imagem: Deputado ocupou a tribuna para falar sobre o Plano Nacional de Educação.
Deputado ocupou a tribuna para falar sobre o Plano Nacional de Educação.
11/06/2014 - 11:35 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Apesar de quatro anos de atraso, finalmente foi aprovado pelo Senado o PNE (Plano Nacional de Educação). A proposta, que prevê 10% do PIB para o cumprimento de 20 metas, vai resultar, na opinião do deputado Pedro Kemp (PT), em um salto de qualidade da educação brasileira nos próximos anos.

Na tribuna da sessão plenária desta quarta-feira (11/6), o parlamentar afirmou que os investimentos no aumento de vagas nas universidades e no ensino em tempo integral devem ser priorizados.

O Plano Nacional de Educação foi aprovado no último dia 3 de junho por 268 votos a favor e 118 contra. A proposta prevê um aumento gradual do investimento no setor até 2024, quando deverá alcançar o equivalente a 10% do PIB por ano, o que representa quase o dobro do atual (5,3%).

Entre as novas metas, estão a erradicação do analfabetismo, o aumento de vagas em creches e em escolas de educação infantil, investimentos nos cursos profissionalizantes, o aumento de vagas nas universidades públicas e a ampliação de escolas em tempo integral para atender pelo menos 25% dos estudantes brasileiros.

“Ofertar escolas em tempo integral é extremamente importante se queremos melhorar a qualidade de ensino do País, além de manter nossas crianças nas escolas e evitar o envolvimento deles com drogas e a criminalidade”, ressaltou Kemp.

De acordo com o deputado, o Brasil avançou muito na educação nos últimos anos, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. “Quando comparamos o rendimento dos alunos do Brasil com o rendimento de aluno de outros países, percebemos que a educação do nosso País deixa muito a desejar”, completou.

Para o líder petista na Assembleia, as metas do PNE são ousadas e vão além da média de investimentos realizados em outros países de primeiro mundo. “Há uma grande expectativa de que a educação dará um salto de qualidade nos próximos anos”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.