ALMS celebra centenário da imigração japonesa na Capital

Imagem: Homenagem a japoneses aconteceu no plenário Júlio Maia.
Homenagem a japoneses aconteceu no plenário Júlio Maia.
18/06/2014 - 20:07 Por: Eduardo Penedo    Foto: Giuliano Lopes

Aos sons do taikô (tambor típico do Japão) e danças japonesas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, na noite desta quarta-feira (18/6), sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Japonesa e em comemoração aos 100 anos de Imigração Japonesa em Campo Grande.

A proponente da sessão, 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB), ressaltou a importância da homenagem à Colônia Japonesa no Estado. “São 100 anos de imigração japonesa em Campo Grande. Nada mais justo que a Assembléia homenagear um povo que ajudou e continua ajudando o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou a parlamentar.

Para o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Octacilio Sakai, é uma honra ser homenageado pela Casa de Leis. “Nós devemos tudo à tradição, só por ela que conseguimos estar aqui. Estamos envaidecidos e tentamos passar nossa tradição tanto no esporte, como na cultura e lazer”, comentou Sakai.

Segundo o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Nakasato, é uma grande emoção ver a colônia japonesa sendo homenageada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “ Eu só tenho que agradecer à Assembleia e à deputada Dione por nos homenagear nesses 106 anos de imigração japonesa no Brasil e 100 em Campo Grande. Todos podem ver que sou japonês, meus traços não mentem, mas meu coração é brasileiro”, falou Nakasato.

O fotógrafo Roberto Higa, que foi um dos agraciados, disse estar satisfeito com o reconhecimento. “Eu faço parte da colônia desde 1970 e já fotografei vários imigrantes, famílias e festas tradicionais. Agora ser homenageado me dá uma sensação de dever cumprido. Estou muito feliz e nervoso por estar dando entrevista para amigos queridos, mas acima de tudo feliz por estar sendo homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, frisou.

Além do fotógrafo, a Assembleia Legislativa homenageou outras personalidades nikkeis que se destacam e se destacaram com importantes serviços prestados à sociedade. Foram homenageados Keiko Kuraoka, Teruko Shinzato, Lauro Myahia, Emiko Kadoi, Irene Keiko Higa, Teruo Yamada, Paulino Matsumoto, Gonsiro Nakão( in memoriam), Itiei Miyahira (in memoriam), Kamá Shimabucuri (in memoriam), Keisaburo Yoza (in memoriam), Kosho Yamaki, Toshimitsu Aratani, Kazuo Sassai, Masayuki Ishikawa Yoshimatsu Yamasato (in memoriam), Mario Shiraishi, Mieko Ito, Mitsuru Ogawa (Frei Tito), Paulino Matsubara, Candida Adania e Ademir Nakazato.

Durante toda a semana, o saguão principal da Casa de Leis foi palco da cultura nikkei com comidas típicas, artesanatos, massoterapia e exposições com artesões japoneses.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.