Corrêa denuncia invasão da soja às margens de rios em Bonito

Imagem: Deputado quer documento cobrando medidas enérgicas contra desrespeito à Lei das Águas Cristalinas.
Deputado quer documento cobrando medidas enérgicas contra desrespeito à Lei das Águas Cristalinas.
24/06/2014 - 11:18 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Paulo Corrêa (PR) usou a tribuna da sessão plenária desta terça-feira (24/6), para denunciar a invasão de áreas de proteção ambiental na região de Bonito. O parlamentar cobrou respeito à Lei das Águas Cristalinas que prevê a preservação das margens de riquezas de água doce do Estado.

De acordo com Paulo Corrêa, arrendatários de terras localizadas na região das cidades de Bonito e Jardim estão se aproximando cada vez mais das beiradas de rios de águas cristalinas com plantações de soja e ultrapassando faixas de proteção especial estabelecidas pela legislação. A lei 1.871 de 1998, de autoria do parlamentar, conhecida como “Lei das Águas Cristalinas”, prevê a preservação de 150 metros de largura das margens nas áreas contíguas aos rios da Prata e Formoso e seus afluentes, no caso de plantações, extrações e indústrias de qualquer tipo e porte, e de até 120 metros para atividades de pecuária.

O parlamentar afirma que presenciou áreas protegidas sendo invadidas. “É de responsabilidade do proprietário essa questão e essas pessoas que infringem a lei estão cometendo crime ambiental e estão sujeitas a pagar multa alta”, alertou Corrêa.

Na defesa das áreas, o deputado requereu aos membros da Comissão de Controle de Eficácia Legislativa e Legislação Participativa a elaboração de um documento cobrando de autoridades da cidade de Bonito medidas enérgicas contra o desrespeito à Lei das Águas Cristalinas. “É uma vergonha o que vem acontecendo. A voracidade de alguns proprietários é uma ameaça à conservação de Bonito que há 12 anos leva o status de melhor destino turístico do mundo”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.