Jovens cientistas são reconhecidas por projeto que combate o câncer

Imagem: Carla e Rayane são alunas do Curso Técnico de Alimentos do IFMS, campus Coxim.
Carla e Rayane são alunas do Curso Técnico de Alimentos do IFMS, campus Coxim.
01/07/2014 - 11:41 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Com apenas 18 anos, Carla Fernanda Okabe e Rayane Dayara de Souza Melo estão construindo uma carreira como cientistas. Após o reconhecimento do trabalho científico que poderá auxiliar no combate ao câncer, as estudantes representarão Mato Grosso do Sul na maior feira de jovens cientistas do mundo. Na manhã desta terça-feira (1/7), por proposição do deputado Junior Mochi (PMDB), elas tiveram o esforço de um ano reconhecido por meio de uma Moção de Congratulação.

“Idealizamos um projeto que desenvolve um suplemento alimentar à base de soja com potencial anticancerígeno, que foi premiado na 65ª edição da Feira Internacional de Ciência e Engenharia, a maior competição científica de ensino médio do mundo, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos”, explicou Dayane.

Carla e Rayane são estudantes do Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim. O projeto das jovens foi selecionado pela OEA (Organização dos Estados Americanos) como um dos 50 trabalhos de destaque nas Américas, entre mais de mil inscritos. A pesquisa também ficou entre as sete melhores do Brasil e recebeu o reconhecimento da AAPS (Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos).

Com tantas conquistas, o projeto foi credenciado para o London International Youth Science Forum, que acontecerá entre os dias 16 de julho e 6 de agosto. “Será uma experiência extremamente valiosa. Teremos contato com várias personalidades da ciência, seremos avaliadas e queremos contribuir com a nossa ideia de mudar o mundo”, destacou Dayane.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.