Médica, engenheiro e agente da PF são homenageados na Assembleia

Imagem: Sessão solene para entrega de honrarias aconteceu no plenário Júlio Maia.
Sessão solene para entrega de honrarias aconteceu no plenário Júlio Maia.
09/07/2014 - 20:55 Por: Neide Fischer    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa concedeu na noite desta quarta-feira (9/7), durante sessão solene realizada no plenário Júlio Maia, a Comenda do Mérito Legislativo ao engenheiro Élio José de Figueiredo e também à ex-secretária estadual de Saúde e médica formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Beatriz Dobashi, ambos homenageados pela deputada Dione Hashioka (PSDB).

Já o deputado Marquinhos Trad (PMDB) entregou o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao agente aposentado da Polícia Federal, Aracuhy Ramos de Araújo pelos serviços prestados à sociedade.

Aracuhy iniciou sua carreira como guarda civil. Em 1965 foi designado para servir na subdelegacia regional do departamento de Polícia Federal do então estado de Mato Grosso, em seguida, no ano de 1973, foi removido para Angra dos Reis (RJ), reornando à subdelegacia de MS em 1979. “Voltei para cá porque me senti bem na região e hoje vejo que fiz boa escolha. Estou satisfeito e alegre por ser lembrado com este título de cidadão”, disse.

De acordo com o deputado Marquinhos Trad, a homenagem é mais do que justa. “Sinto-me feliz a agradeço a Deus e à deputada Dione Hashioka, que gentilmente me concedeu este espaço para homenageá-lo com este titulo” disse.

O engenheiro Élio José de Figueiredo foi responsável por diversas obras de rodovias e construção civil e trabalhou no Dersul (Departamento de Rodagem de Mato Grosso do Sul) sendo diretor de obras e chefe de transportes da Secretaria de Obras. “É uma emoção este reconhecimento. Estou aposentado e certo de que cumpri minha missão”, declarou.

A médica e ex-secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, tem 41 anos de trabalho e, destes, 38 foram dedicados à saúde pública. Iniciou as atividades profissionais na rede municipal de saúde em 1976 e em 1978 implantou a Fundação Estadual de Saúde, sendo gestora do órgão por 10 anos.

Foi secretária Municipal de Saúde da Capital de 1998 a 2004 e coordenadora técnica do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em Brasília (DF) em 2005 e 2006, enquanto que na Secretaria de Estado de Saúde ficou de 2007 a 2013. “Sinto-me satisfeita em estar recebendo esta honraria que, para mim, tem um significado especial por vir da deputada Dione Hashioka a quem considero uma parlamentar exemplar com boas iniciativas na área da saúde”, ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.