Orro ressalta avanço da UEMS com construção de campus na Capital

Imagem: De acordo com Orro, UEMS interiorizou ensino superior no Estado.
De acordo com Orro, UEMS interiorizou ensino superior no Estado.
10/07/2014 - 11:11 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Felipe Orro (PDT) destacou nesta quinta-feira (10/7), durante sessão plenária, os investimentos do governo do Estado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ele ressaltou a construção do campus da instituição em Campo Grande, que vai sediar o curso de medicina, obra custeada em R$ 48,5 milhões.

O parlamentar salientou a importância da construção, principalmente pela unidade da Capital ser a única de UEMS que ainda funciona de forma improvisada, sem espaços adequados para as atividades acadêmicas. “Investir na universidade é investir no futuro, no mundo da tecnologia e conhecimento”.

Para o deputado, a UEMS interiorizou o ensino superior ao levar educação superior a todas as regiões do Estado e merece atenção especial do governo. Atualmente, a instituição tem 15 unidades implantadas em Dourados, Campo Grande, Aquidauana, Amambai, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. “É preciso aumentar o número de campi, de vagas, pois a luta pelo crescimento da UEMS não vai parar”, afirmou Orro.

O futuro de milhares de jovens sul-mato-grossenses hoje depende da instituição. Um levantamento mostra que 90% dos alunos da UEMS são de Mato Grosso do Sul, 78% são egressos de escolas públicas e 87% dos formados permanecem vivendo e trabalhando no Estado, a grande maioria na própria cidade de origem.

“É importante fortalecer cada vez mais a universidade pública, criar oportunidades para os jovens para que tenham perspectivas de estudo, de vencer e ter um bom emprego”, disse o parlamentar, que apresentou emenda ao Orçamento do Estado, aumentando a dotação financeira da UEMS para 2015.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.