Aprovados no concurso da PM buscam apoio para convocação

Imagem: Fernando Luiz de Farias, um dos aprovados no concurso, fez apelo aos deputados.
Fernando Luiz de Farias, um dos aprovados no concurso, fez apelo aos deputados.
07/08/2014 - 10:33 Por: Heloíse Gimenes e Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Remanescentes do concurso da Polícia Militar estiveram na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (7/8), buscando apoio dos parlamentares para que o governo do Estado os convoquem imediatamente. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) conta com 1.000 aprovados no último concurso, realizado em 2013, que podem ser convocados.

“Inicialmente foram 524 vagas abertas. O Estado acabou abrindo mais 290 e, posteriormente, outras 135 vagas. Acontece que os remanescentes não foram convocados. Tememos que um novo concurso seja realizado”, disse Fernando Luiz de Farias, um dos aprovados no concurso.

Os aprovados sugerem que seja feito um levantamento da necessidade de pessoal dentro da corporação. “A defasagem é algo em torno de 1.700 policiais militares, o que justifica o aproveitamento dos remanescentes”, informou Fernando Luiz.

O deputado Pedro Kemp (PT) sugeriu a elaboração de um documento expondo a situação dos remanescentes ao governo do Estado. “Vamos fazer gestões junto ao governo para que eles possam fazer a academia e assumir o concurso”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, há uma defasagem muito grande do efetivo já que muitos policiais se aposentaram nos últimos anos. “Há um efetivo insuficiente para atender as demandas, principalmente na Capital”, disse o deputado, que cobrou também melhorias na estrutura e condições de trabalho da polícia do Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.