Comemoração na Assembleia Legislativa marca 20 anos da UEMS

Imagem: Homenagem à universidade contou com a participação do ex-governador Pedrossian.
Homenagem à universidade contou com a participação do ex-governador Pedrossian.
08/08/2014 - 10:18 Por: Heloíse Gimenes e Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Uma sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (8/8), comemorou os 20 anos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Durante a cerimônia, prestigiada por diretores, professores e alunos da instituição, foram homenageadas 16 personalidades, entre elas o ex-governador Pedro Pedrossian, criador da instituição.

Os ex-deputados estaduais Walter Carneiro e Roberto Razuk são os responsáveis pela Emenda Constitucional que garantiu a criação da instituição. Em 1993, Pedrossian implantou a universidade estadual, concebida para colaborar com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e da democratização do acesso à educação superior. A primeira aula magna da entidade aconteceu há exatamente 20 anos.

Para Walter, a UEMS tem cumprido com as expectativas e se consolidado como uma grande universidade do País. “Na época em que foi instalada, muitos não acreditavam que esse projeto seguiria em frente”, conta o ex-deputado que considera o investimento em pesquisas como o maior desafio da instituição atualmente. “A UEMS está no caminho certo, mas acredito que ela tem que se aprofundar no ramo das pesquisas voltadas para as necessidades do Estado”, acrescentou.

Emocionado e orgulhoso com o reconhecimento, Pedro Pedrossian citou a criação de três universidades públicas como a maior alegria em sua carreira pública. “Fui senador e governador por três vezes, mas o que dá sentido em minha vida foi a criação das universidades”, disse.

Com sede em Dourados, a UEMS atua hoje em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do Estado. No decorrer desses 20 anos, foram criados 54 cursos de graduação, 11 mestrados, um doutorado e dez polos de educação à distância. De acordo com o reitor Fábio Edir dos Santos, uma das metas é expandir as atividades de forma contínua e obter cada vez mais o reconhecimento da sociedade da importância da instituição. A construção da sede na Capital, que deverá ficar pronta até 2015, é uma das grandes conquistas da UEMS , segundo o reitor. “A nova sede é fruto da expansão pela qual compartilhamos que é de adequada à realidade, com os pés no chão”, afirmou.

Para o deputado Maurício Picarelli (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa e proponente da sessão solene, a UEMS é um dos mais importantes núcleos de ensino e pesquisa do País. “São mais de 11 mil alunos formados, sendo 82% provenientes da rede pública e 70% de Mato Grosso do Sul. A UEMS é um modelo de instituição na área educacional “.

Foram homenageados:
- Ex-governador Pedro Pedrossian.
- Ex-deputados estaduais Walter Carneiro e Roberto Razuk.
- Leocádia Aglaé Petry Leme (secretária de Estado de Educação no período de 1991 a 1994 e reitora da UEMS de 1994 a 2003).
- Jair Madureira (reitor da UEMS em 1993 e 1994).
- Luiz Antônio Álvares Gonçalves (homenagem póstuma/reitor de 2003 a 2007).
- Gilberto José de Arruda (reitor de 2007 a 2011).
- Fernando Paiva (Comissão de Implantação da UEMS).
- Eliza Emília Cêsco (Comissão de Implantação da UEMS).
- José Carlos Pesente (Comissão de Implantação da UEMS).
- Silvia Marta Saran (Comissão de Implantação da UEMS).
- Jane Mary Abuhassan Gonçalves (Comissão de Implantação da UEMS).
- Leda Henrique Abbes (Comissão de Implantação da UEMS).
- Maria Monteiro Padial (Comissão de Implantação da UEMS).
- Nelson Shiguenori Tsushima (Comissão de Implantação da UEMS).
- Luis Antônio da Silva (Comissão de Implantação da UEMS).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.