Dia do Maçom é comemorado em sessão solene na Assembleia

Imagem: A sessão foi proposta pelo deputado Maurício Picarelli.
A sessão foi proposta pelo deputado Maurício Picarelli.
22/08/2014 - 20:56 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

A noite desta sexta-feira (22/8) foi repleta de homenagens aos maçons sul-mato-grossenses durante sessão solene na Assembleia Legislativa, proposta pelo 1º vice-presidente, deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB).

Mundialmente, o Dia do Maçom é comemorado todo dia 20 de agosto e já entrou para o calendário oficial do Estado, por meio de lei 3.766, do deputado Junior Mochi (PMDB), que dispõe ainda que uma sessão solene deve ser realizada todo ano durante a semana da data pela Assembleia.

“Os membros da Maçonaria me pediram para convocar a sessão esse ano e eu propus com muita honra essa solenidade para homenagear aqueles que devem ser reconhecidos pelos serviços prestados ao Estado. É uma entidade milenar e os homenageados também foram escolhidos por eles”, explicou o deputado Picarelli.

Um dos homenageados é João Soares de Carvalho, da loja Grande Oriente do Brasil. “Vou comemorar 54 anos de Maçonaria este ano. Sinto-me realizado nela. Ali aprendemos a ser mais gente e a elevar o ser espiritual ao grande cordeiro imolado, que é Deus. Nem me acho tão merecedor dessa homenagem, mas me sinto muito feliz”, afirmou Carvalho.

Há 40 anos como irmão na ordem, o ex Grão Mestre Rubens Marques dos Santos, da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul, disse que foi uma grande surpresa ser escolhido para a homenagem.

“Nem esperava, porque julgo que nem tenha tanto mérito, mas me sinto lisonjeado”, alegou. A Maçonaria tem princípios de igualdade, fraternidade e liberdade, provindos da Revolução Francesa, mas Rubens também acrescenta que há ensinamentos do respeito e tolerância.

Escolhido para falar representando todos os maçons, o Grão Mestre da Grande Oriente do Brasil, Benilo Allegretti, destacou que a Maçonaria fez parte da Independência do Brasil, já que Dom Pedro I era maçom.

“A Maçonaria é uma grande escola de aperfeiçoamento do homem. Sempre em busca da verdade. Ajudamos em muito, mas somos discretos”, afirmou.

Também foram homenageados: Cid Antunes da Costa (da Grande Oriente do Brasil, que foi presidente da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul de 2001 a 2003); Áureo Garcia (da Loja Grande Oriente do Brasil); ao Ex Grão-Mestre João Batista de Carvalho (da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul); Fernando Pereira Costa (da Grande Oriente do Brasil); Antonio José dos Santos Neto (da Grande Oriente de Mato Grosso do Sul); Luiz Flatin (da Grande Oriente de Mato Grosso do Sul); Willian Atallah (da Grande Oriente de Mato Grosso do Sul, ex-presidente do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira de 1984 a 1985); ao Ex Grão-Mestre Cezar Luiz Galhardo (da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul).

Ao entrar na Ordem, o membro é denominado aprendiz. Quando recebe instruções e ensinamentos, galga ao grau de companheiro e após período de estudos chega ao grau máximo do simbolismo, o grau de mestre maçom. A homenagem ocorreu às 19h no plenário Júlio Maia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.