Deputado Cabo Almi cobra agilidade na emissão da identidade

Imagem: Parlamentar reclamou sobre prazo de confecção do documento que pode demorar até 1 mês para ficar pronto.
Parlamentar reclamou sobre prazo de confecção do documento que pode demorar até 1 mês para ficar pronto.
27/08/2014 - 11:09 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Cabo Almi (PT) cobrou agilidade na emissão da primeira e segunda vias do RG (Registro Geral). O parlamentar usou a tribuna da sessão plenária desta quarta-feira (27/8) e reclamou do prazo de confecção do documento de identidade que pode demorar até um mês para ficar pronto.

Em setembro do ano passado, o governo do Estado implantou o sistema informatizado para agendar a emissão do RG. O objetivo era acabar com as filas e reduzir o tempo de espera.

Porém, segundo o deputado, o recurso não tem cumprido com sua missão de garantir agilidade ao serviço. Para ele, é preciso reestruturar a máquina pública e capacitar os servidores para melhorar o atendimento. “O serviço público tem que ser melhor do que os outros, mais eficiente, afinal ele é público, custeado pelo imposto do cidadão”, afirmou.

A demora na emissão do RG, ressalta Cabo Almi, prejudica quem necessita com urgência do documento. “É imprescindível que o prazo para confecção da identidade seja reduzido porque a pessoa pode precisar em uma abordagem policial ou para abrir uma conta, conseguir um emprego ou tirar carteira de motorista”, exemplificou.

O deputado Carlos Marun (PMDB) afirmou que o órgão responsável deverá dar a devida atenção à questão e que o serviço precisa ser avaliado. “Vamos juntos colher sugestões para a melhoria do atendimento”, ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.