AL sedia ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Educador Físico

Imagem: Evento para o debate de assuntos ligados à educação física aconteceu no plenario.
Evento para o debate de assuntos ligados à educação física aconteceu no plenario.
01/09/2014 - 16:14 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa sedia nesta segunda-feira (1/9) um ciclo de mesas redondas em comemoração ao Dia do Profissional da Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Profissionais do Cref 11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS-MT) participam do evento no plenário Júlio Maia, das 14h às 19h.

Os debates são: “A formação do Profissional de Educação Física e a atuação em Saúde Pública”; “Panorama Nacional: Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNTs (Doenças Crônicas não Transmissíveis) no Brasil”; “O papel da Vigilância Epidemiológica no enfrentamento das DCNTs”; “Adesão ao Exercício Físico, mudança de comportamento e teletraining”; “Habilidade e competência do Profissional de Educação Física, na saúde”; “O Professor de Educação Física no processo da educação em saúde na escola”; e “Graduação em Educação Física – formação e possibilidades de inserção mercadológica no Brasil”.

De acordo com o presidente do Cref 11/MS-MT, Ubiratan Brito de Melo, o profissional de educação física atua em duas frentes: lecionar e atuar na área da saúde. “Além de dar aulas, eles são tão responsáveis quanto os outros profissionais da Saúde na prevenção de doenças e por isso precisa ser qualificado”, afirmou.

O conselho tem 10 mil filiados registrados aptos a atuarem na área e o presidente destaca que o maior desafio é a fiscalização. “Uma pessoa que não é graduada e exerce a profissão ilegalmente pode responder judicialmente por isso e até ficar presa de um a três anos. Então atuamos para resguardar a profissão e obter o respeito da população”, disse Ubiratan.

Atualmente 13 faculdades em Mato Grosso do Sul oferecem o curso de Educação Física. “Como a concorrência é grande eu aproveito todo o evento para vir e me aprimorar”, afirmou a estudante Francielli Camargo.

Segundo um dos palestrantes, o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Joel Saraiva, o profissional de educação física está cada dia mais valorizado. “As pessoas mudaram o pensamento ao longo dos anos. Agora conscientizaram que não precisa adoecer para procurar os profissionais da saúde, mas sim os procuram antes, para a prevenção e obtenção de um estilo de vida mais saudável”, ressaltou.

Com a mesma opinião o secretário de Saúde de Campo Grande, Jamal Salém, aponta que os educadores físicos promovem a prevenção de diversas doenças e com isso colaboram até mesmo para a economia de remédios do Sistema Público em Saúde. Em parceria com o Crefi 11, a Secretaria de Saúde da Capital foi parceira neste evento, que foi proposto pelo deputado estadual Junior Mochi (PMDB).

“É o segundo ano que a Assembleia sedia este evento tão importante para a reflexão sobre a saúde do homem moderno, que lida com o stress, o álcool, alimentos não saudáveis, entre outros. Aí entra o profissional de educação física que pode influenciar em um ganho na qualidade de vida”, concluiu o deputado.

O evento faz parte da Semana do Profissional de Educação Física, criada por meio da lei lei estadual 3.792/09.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.