Servidores da ALMS participam de palestra sobre aposentadoria

Imagem: Palestra aos servidores foi proferida por Marlene Figueira, diretora de recursos humanos da AL.
Palestra aos servidores foi proferida por Marlene Figueira, diretora de recursos humanos da AL.
03/09/2014 - 11:14 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Vários servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta quarta-feira (3/9) de uma palestra sobre aposentadoria, qualidade de vida e aspectos legais, ministrada pela diretora de recursos humanos da Casa, Marlene Figueira. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet em alusão à 16ª Semana Cultural, que neste ano será realizada entre os dias 20 e 24 de setembro.

Marlene disse que quando as pessoas pensam em aposentadoria, logo se assustam. De acordo com ela, não tem como fugir dessa fase da vida e para que nenhum percalço aconteça é necessário que haja um planejamento.

Ela ressaltou que a Assembleia Legislativa de MS é uma das poucas do País que conta com um estatuto próprio, tendo como prioridade os servidores. Conforme ela, a Casa de Leis pensa no futuro dos seus funcionários.

“Quando se aplica a legislação, nem sempre ela agrada a todos. Mesmo assim, nossa Assembleia tem zelado pelo cumprimento das metas. Aqui ninguém é obrigado a se aposentar, mas as pessoas têm que entender que a aposentadoria é fruto de anos de trabalho e chega uma hora que isso é necessário”, ressaltou Marlene.

Durante a palestra foi exibido um vídeo de Mario Persona, professor e estrategista de comunicação, sobre o tema. Para ele, a primeira providência que deve ser tomada pelo aposentado é não se intimidar diante das novas tecnologias. Também é preciso administrar as diferentes atividades e não apenas reclamar do tempo.

“É importante que as pessoas se mantenham atualizadas pensando na aposentadoria para que tenham uma aposentadoria com qualidade econômica e de vida”, destaca Persona.

A servidora Neusa Rodrigues, que trabalha no Sisalms (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), seguiu exatamente o que determina Mario Persona. Ela fez duas faculdades, inclusive uma de informática. “A palestra foi muito boa e acredito que as pessoas realmente devem se preparar. Eu tenho feito isso para que mais tarde não sofra”.

Ainda durante a palestra, Marlene citou que na Assembleia Legislativa todos os servidores têm se aposentado com paridade. “Hoje há oitenta funcionários prontos para se aposentar até dezembro”, argumentou. Ela ainda reiterou que a Casa de Leis procura seguir o que ensina a meritocracia, ou seja, valorizar os servidores por seus méritos.

Antes de concluir a palestra, Marlene reforçou que a Assembleia Legislativa de MS atende às exigências de todas as determinações previstas no PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) regulamentadas por atos da Mesa Diretora.

Segundo Zulmira Hokama, que trabalha há 35 anos na Casa de Leis, a palestra foi motivadora, embora a servidora ainda informe que não pensa em se aposentar tão cedo.

A professora mestra Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo, e o presidente do Sisalms, Nailor Vargas, também participaram da palestra.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.