Deputados estaduais aprovam projeto para desafogar Justiça

Imagem: Projeto de autoria do deputado Marquinhos Trad dispõe sobre adoção do juízo arbitral para solução de litígio.
Projeto de autoria do deputado Marquinhos Trad dispõe sobre adoção do juízo arbitral para solução de litígio.
09/09/2014 - 11:53 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Três proposições foram aprovadas durante sessão ordinária desta terça-feira (9/9). Em segunda votação, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 04/14, de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que dispõe sobre a adoção do juízo arbitral para a solução de litígio em que o Estado de Mato Grosso do Sul seja parte.

O objetivo do projeto é desafogar o Poder Judiciário e adiantar às partes uma resposta do impasse. A regra, por exemplo, pode ser adotada em casos de problemas em contratos firmados entre o governo e empresas. Nesta hipótese, em vez de passar pelas esferas judiciais e esperar até anos por uma reposta, será escolhido um juiz arbitral para decidir o caso.

Outra vantagem é a economia, porque a possibilidade não inclui pagamento de honorários advocatícios e de custas processuais. Além disso, o julgamento tem prazo de no máximo seis meses para ocorrer.

Também em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei 121/14, do Tribunal de Contas do Estado, que altera as competências de sua Auditoria. Já em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei 132/14, do deputado Felipe Orro (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos supermercados e a rede bancária a disponibilizarem espaço adequado e equipamentos adaptados aos critérios básicos de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.