Com riqueza de detalhes, livro para crianças cegas é lançado na ALMS

Imagem: O livro faz parte de uma coletânea com outras cinco obras.
O livro faz parte de uma coletânea com outras cinco obras.
09/09/2014 - 15:59 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A escritora sul-mato-grossense Sandra Andrade lançou nesta terça-feira (9/9) a coletânea de livros Histórias Para Boi Dormir, que contempla cinco obras voltadas para o público infantil, sendo uma inédita com riqueza de detalhes para facilitar a compreensão das crianças com deficiência visual.

Os outros quatro livros são reedições, que segundo a autora, foram produzidas a pedido de educadores. “Por conta da reforma ortográfica, muitos professores me pediram uma nova edição. As histórias são de temáticas da paz, brincam com a poesia e a cultura de Mato Grosso do Sul”, afirmou Sandra.

João e o Dragão é o livro inédito que surgiu após a autora conviver com os deficientes visuais do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), em Campo Grande.

“No livro eu atento pela inclusão social, porque quando eu convivi com os cegos eu comecei a olhar a vida de outra forma, aprendi a enxergar melhor. Esse livro vamos gravar em áudio para eles e estamos atrás de patrocínio para lançar a versão em braile”, ressaltou a autora.

A obra "A Joaninha Joanita" e "O Boi de Humberto" mescla duas histórias com a cultura sul-mato-grossense, pois incorpora o poeta Manoel de Barros e o pintor Humberto Espíndola com os outros personagens.

"Onde há fumaça há fogo" é um livro lúdico inspirado nos provérbios populares. Ainda há as obras "Tatá Manduá e seu filhote" e "A menina que virava onça", esta que é uma homenagem à filha de Sandra, Giovanna Bellini, que foi a ilustradora da coletânea.

“Eu fiquei muito animada para ilustrar os livros, quando terminei foi ótimo porque a arte é recompensadora”, disse Giovanna.

Para o deputado Junior Mochi (PMDB), proponente do lançamento do livro na Assembleia Legislativa, Sandra contribui para firmar a identidade cultural do Estado. “Essa coletânea é fundamental para incentivar a leitura sobre o corriqueiro do sul-mato-grossense e contribuir para a formação da identidade do povo daqui”, afirmou o deputado.

As obras receberam incentivo financeiro do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e podem ser adquiridas na Padaria Franco e com a autora pelo telefone (67) 9159-0380.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.