Médicos são homenageados em sessão solene na Assembleia

Imagem: O Dia do Médico é comemorado em todo país no dia 18 de outubro.
O Dia do Médico é comemorado em todo país no dia 18 de outubro.
30/10/2014 - 21:58 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

Os profissionais de Medicina foram homenageados nesta quinta-feira (30/10) em sessão solene na Assembleia Legislativa, com a entrega da Medalha do Mérito Médico "Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru".

A proposição é do deputado estadual Lauro Davi (Pros), que também é autor do Projeto de Resolução 032/2012, que instituiu a medalha em homenagem à médica de mesmo nome que atuou 35 anos no Proncor, em Campo Grande.

“Esse é o terceiro ano consecutivo que prestamos esta homenagem. Estes profissionais que tanto ajudam a sociedade estão recebendo esse reconhecimento e sentem o apoio do Poder Legislativo. Entendo que apesar dos problemas na Saúde, a categoria médica não é o ponto do problema, pelo contrário, e é por isso que merecem essa homenagem”, ressaltou o deputado.

Pelo proponente foram homenageados os médicos Elder Rocha Lemos, Gilberto da Silva Nunes, Heuser Bergamo Maciel e William de Mattos Santussi. Heuser, que é clínico geral há 17 anos e atua em Nova Andradina, discursou em nome dos homenageados.

“Os médicos estão sempre na linha de frente da saúde e enfrentam muitos desafios, seja com a falta de estrutura no interior ou até na capital e por isso buscamos sempre o melhor e essa homenagem mostra o bom intercâmbio com o Poder Legislativo nesta busca”, explicou Heuser.

A solenidade ocorreu no plenário Júlio Maia e também homenageou os médicos Ronaldo de Souza Costa, por indicação do deputado Amarildo Cruz (PT), Alexandre Frizzo, pelo deputado Carlos Marun (PMDB). O deputado Eduardo Rocha (PMDB) indicou José Luiz Tarelho Barbieri e o deputado George Takimoto (PDT) o médico Sebastião Simi Filho.

Bruno Ponce de Almeida Insfran e Victor Rocha Pires de Oliveira foram indicados pela deputada Mara Caseiro (PTdoB) e Ana Lúcia Kiyomi Shimabuco Dobashi pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB). E ainda os médicos Loester Nunes de Oliveira (Marquinhos Trad - PMDB) e Jamal Mohamed Salem (Paulo Corrêa - PR).

Para Bruno Ponce, ortopedista atuante em Campo Grande, a homenagem é um estímulo a ele, por estar apenas há nove anos em atuação. “Já jovem receber esse reconhecimento é uma honra. Agora é continuar trabalhando e poder contar com o setor público para enfrentar os desafios da profissão. Na minha área, por exemplo, o trauma decorrente dos acidentes de trânsito já virou uma epidemia”, destacou o médico.

Já para o médico dermatologista atuante em Coxim, Elder Rocha, estudar constantemente é o caminho para superar todos os desafios que a profissão impõe. “Estou há 26 anos no mercado e a Medicina é uma área de constante evolução. Para acompanhar isso, os profissionais devem continuar sempre estudando”, afirmou.

Medalha - Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru é natural de Vacaria (RS). Cardiologista, formou-se em medicina na então Universidade Estadual Mato Grosso, hoje UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 1973. Além da atuação no Proncor, como médica e diretora clínica, ela também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, em 1982, e ainda presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A médica faleceu no dia 4 de abril de 2010.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.