Mara Caseiro pede apoio para maior representação feminina no Poder

Imagem: Deputada defende apoio às candidaturas de mulheres para atingir cota de 30% de representação feminina.
Deputada defende apoio às candidaturas de mulheres para atingir cota de 30% de representação feminina.
04/11/2014 - 11:31 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A deputada Mara Caseiro (PTdoB) ocupou a tribuna na sessão plenária desta terça-feira (4/11) para ressaltar a necessidade de maior participação das mulheres nos espaços de Poder. Segundo ela, houve avanço nas conquistas, mas ainda é preciso lutar mais por essa questão para que a representação feminina na política cresça.

A parlamentar afirmou que desde a conquista do voto feminino em 1932 até a chegada de uma mulher na presidência foi uma longa jornada. O direito das mulheres em escolher seus representantes foi garantido há 82 anos, através do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional.

De acordo com Mara, na época, apenas mulheres casadas com a autorização do marido e as viúvas e solteiras com renda própria podiam votar. “Até aquele período, as mulheres não tinham o direito de votar, imagina então serem votadas”, afirmou Mara Caseiro, que defendeu o apoio às candidaturas de mulheres para que a cota de 30% da representação feminina nas esferas de Poder seja atingida. "Não basta que a democracia seja participativa, ela deve ser representativa", emendou.

Segundo a deputada, a mulher tem pela frente o desafio de superar a desigualdade e a desvalorização em relação aos homens no mercado de trabalho. “O Poder Público deve prezar por mais creches e pré-escolas para permitir o engajamento das mulheres no mercado, para que elas tenham certeza de que seus filhos estão sendo bem assistidos”, destacou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.