Semana da Saúde estimula hábitos saudáveis aos servidores

Imagem: Até sexta-feira os servidores terão acesso a testes de saúde e também poderão comprar produtos naturais.
Até sexta-feira os servidores terão acesso a testes de saúde e também poderão comprar produtos naturais.
11/11/2014 - 10:21 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Com o objetivo de promover a qualidade de vida do servidor e estimular a prevenção de doenças, a Semana da Saúde traz à Assembleia Legislativa diversos atendimentos gratuitos. De hoje até sexta-feira (14/11), palestras, workshops, exames e testes serão realizados na Casa de Leis.

O evento é promovido há sete anos pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa e tem estimulado a prevenção de doenças entre os servidores. “A Semana da Saúde não é uma ação pontual, ela reflete no dia a dia do servidor, que leva o aprendizado para a vida toda”, avalia Fabrícia Rezende de Rezende, diretora do Centro de Saúde. De acordo com ela, o atendimento preventivo aumenta a partir do evento. “Os servidores começam a procurar mais os serviços disponíveis no Centro e a gente fica feliz por poder colaborar nesses anos todos para essa mudança de vida do servidor”, emenda.

Uma das novidades disponibilizadas durante a Semana da Saúde é o Scanner Corporal, que avalia a idade do corpo. A servidora Aparecida Ferreira, de 48 anos, se submeteu ao teste e ficou surpresa com o resultado. “Segundo o equipamento, tenho 61 anos e isso realmente assusta”, afirma ela que pretende cuidar mais da saúde. “Valeu a pena eu ter feito essa avaliação porque fica a certeza de que preciso ter mais atenção à alimentação e fazer exercícios”, ressaltou.

Estimular a alimentação saudável também está entre os propósitos do evento na Casa de Leis. De acordo com a nutricionista Jaqueline Bittencourt, os servidores serão orientados para a reeducação alimentar. “A intenção é ensiná-los a comer, fazer refeições balanceadas de acordo com o que necessitam no dia a dia e isso é possível saber a partir de uma avaliação de cada um”, explicou.

Nesta terça-feira, um tema discutido durante a Semana da Saúde foi o estresse. O médico Cezar Galhardo, diretor clínico do Centro de Saúde, afirmou que o problema deve ter uma atenção especial para que não ocorram sérias consequências. “Há desde o pequeno estresse até aquele que nos impede de fazer nossas tarefas. É preciso que a pessoa reconheça que sofre deste mal e procure ajuda profissional porque ela pode evoluir para uma ansiedade, uma depressão, por isso é importante que se resolva logo”, salientou.

Na Semana da Saúde, os servidores também encontrarão informações sobre os cuidados para a prevenção dos cânceres de mama e da boca, além de cuidados preventivos para a saúde auditiva e para evitar o diabetes e a pressão alta.

Para a deputada Dione Hahioka (PSDB), a Semana da Saúde tem sido fundamental para estimular a vida saudável entre os servidores. “Esse evento desperta para o que é mais importante que é se cuidar, se prevenir para manter a longevidade”.

Satisfeito com o balanço positivo da Semana de Saúde, o deputado Maurício Picarelli (PMDB) agradeceu a colaboração dos profissionais que participam todos os anos do evento. “É uma gama de pessoas comprometidas com a saúde do nosso Estado e que estão aqui hoje para cuidar com carinho dos nossos servidores”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.