Governador já pode nomear Jerson como conselheiro no TCE

Imagem: Deputado Jerson Domingos agradeceu apoio dos outros parlamentares por sua indicação a conselheiro no TCE.
Deputado Jerson Domingos agradeceu apoio dos outros parlamentares por sua indicação a conselheiro no TCE.
11/11/2014 - 12:54 Por: João Humberto    Foto: Roberto Higa

Na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (11/11) os deputados aprovaram em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo 013/14, que indica o nome do presidente da Casa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), para exercer o cargo de conselheiro no TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Agora o governador André Puccinelli já pode nomeá-lo no cargo e a partir da nomeação, o parlamentar tem um prazo de 30 dias para assumir o posto.

Jerson agradeceu a indicação de seu nome pelos deputados e disse que em breve fará uma manifestação oficial de agradecimento. Durante seu discurso, lembrou que há 20 anos atua como deputado estadual na Assembleia Legislativa, sendo os últimos oito na função de presidente do Parlamento. “Fizemos um grande trabalho de mãos dadas para que o Estado se tornasse exemplo para outros. Quero agradecer o apoio de todos os deputados a quem considero irmãos e também a todos os servidores”.

No dia 4 deste mês, Jerson apresentou seu nome para concorrer à vaga decorrente da vacância do cargo do então conselheiro Cícero de Souza. No dia seguinte o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), 1º secretário, apresentou proposição com a indicação do nome do peemedebista para a vaga aberta no TCE e um dia depois os membros da Mesa Diretora aprovaram a indicação e encaminharam o Projeto de Decreto Legislativo para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que emitiu parecer favorável.

Currículo – Jerson é natural de Campo Grande e em 1994 foi eleito deputado estadual. Vitorioso em outras três eleições, já ocupou cargos de destaque na Mesa Diretora como 2º secretário e 1º secretário. Em 2007 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez.

Em dezembro de 2012 foi eleito para chefiar o Legislativo pela quarta vez consecutiva, fato histórico em Mato Grosso do Sul. Nesse período, comandou interinamente o governo do Estado por duas vezes.

Em sua gestão, Jerson Domingos empreendeu amplo aperfeiçoamento dos recursos humanos e a modernização tecnológica. O Poder Legislativo foi o primeiro órgão público de Mato Grosso do Sul a contratar jovens portadores de necessidades especiais para desenvolver atividades administrativas.

Ele também promoveu a reforma do Regimento Interno da instituição e coordenou grandes mobilizações populares como a campanha Paz no Trânsito e a CPI contra os aumentos abusivos das tarifas de energia elétrica, com o apoio de toda a sociedade sul-mato-grossense, servindo de exemplo para diversas regiões do País. Sua atuação visando garantir o diálogo entre as diversas esferas da sociedade tem resultado na pacificação de questões conflituosas que envolvem, por exemplo, indígenas e produtores rurais na disputa por terras; servidores e poderes públicos em interesses orçamentários; e ainda as administrações municipais, estadual e federal, sempre visando a estimular o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.