Campanha do Novembro Azul alerta homens sobre prevenção

Imagem: Adail se comprometeu a fazer um check-up.
Adail se comprometeu a fazer um check-up.
19/11/2014 - 15:39 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A sabedoria popular sempre alertou que prevenir é o melhor remédio. O Novembro Azul, mês escolhido para conscientização da importância da saúde do homem está na reta final e o Centro de Saúde aguarda que os servidores da Assembleia Legislativa marquem suas consultas pelo telefone (67) 3312-2100.

O funcionário do setor de som da Casa, Adail Garcia de Souza Filho, de 57 anos, foi se consultar nesta quarta-feira (19/11). Ele contou que foi à procura de acupuntura, porém foi alertado pela equipe do Centro de Saúde sobre a importância de um check-up geral.

“Vim procurando outra coisa, mas a enfermagem fez uma entrevista completa comigo, me encaminhou para alguns exames, mesmo que eu não esteja sentindo nada, mas vou fazer. É bom cuidar, eu tenho pressão alta, já fui atleta, mas hoje parei com tudo”, afirmou Adail.

O Novembro Azul foi criado em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer feminino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 68.800 novos casos de câncer de próstata são registrados anualmente e lideram o ranking de ocorrência entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

Segundo a diretora do Centro de Saúde, Fabrícia de Rezende, os homens têm resistência a procurar médicos, porém quando sentem dor pode ser tarde demais. Todas as consultas são com horário marcado e gratuitas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.