Caminhada conscientiza para câncer em crianças e adolescentes

Imagem: Coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos ocupou a tribuna para disseminar a campanha.
Coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos ocupou a tribuna para disseminar a campanha.
20/11/2014 - 11:20 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O câncer infanto-juvenil (abaixo de 19 anos) tem matado milhares de crianças no Brasil. A grande maioria dos casos não é justificada pela falta de atendimento, mas pelo diagnóstico tardio. Com o objetivo de divulgar os alertas e sintomas dos diversos tipos da doença, o Hospital de Câncer de Barretos, por meio da Unidade de Prevenção de Campo Grande, realizará a 3ª caminhada Passos que Salvam, no próximo domingo (23/11).

Julia Leite, coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos, participou da sessão desta quinta-feira para disseminar a campanha, que atinge 250 cidades em todo País e dez no Mato Grosso do Sul. “Em cada 100 crianças com câncer, 40 morrem. Seu impacto no ranking das doenças torna-se significativamente importante para a saúde pública. Por isso, nosso objetivo é alcançar os médicos do SUS [Sistema Único de Saúde] para capacitação”, disse.

A coordenadora explica que a demora no diagnóstico é em decorrência do desconhecimento quanto à temática de câncer infantil. “Os sintomas do câncer infanto-juvenil são confundidos com outras doenças, como verminose, infecções e dores de crescimento. Com os médicos preparados dentro do SUS será possível a diminuição do intervalo de tempo entre a identificação de sinais e sintomas de câncer e o início do tratamento especializado”.

A caminhada Passos que Salvam terá saída prevista às 8h, na praça do Rádio Clube, e percorrerá a avenida Afonso Pena até o Parque das Nações Indígenas, em frente à Cidade do Natal.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.