Libaneses são homenageados em solenidade na ALMS

Imagem: Deputado Marquinhos Trad com alguns dos homenageados.
Deputado Marquinhos Trad com alguns dos homenageados.
25/11/2014 - 20:10 Por: Eduardo Penedo    Foto: Roberto Higa

Há mais de um século em Mato Grosso do Sul a comunidade de libaneses vem ajudando a desenvolver o Estado e nesta noite de terça-feira (25/11) a Assembleia Legislativa prestou homenagem em sessão solene alusiva ao Dia da Comunidade Libanesa. A data foi instituída pela lei 3.438, de 21 de novembro de 2007.

Ao som de músicas libanesas e danças típicas, 18 personalidades da comunidade que ajudaram no desenvolvimento do Estado foram homenageadas com o prêmio “Independência do Líbano”. A solenidade foi proposta pelos deputados Marquinhos Trad e Jerson Domingos, ambos do PMDB, que também têm origens libanesas.

O deputado Marquinhos Trad, que tem descendência libanesa da cidade de Zahley, explica que a história do Líbano se assemelha com a do Brasil, pois lá também há pessoas guerreiras com um povo humanitário que luta pelo progresso e desenvolvimento. “A comunidade libanesa é feita por pessoas que têm vontade de trabalhar e de vencer, além de fortes sentimentos de tolerância, solidariedade e hospitalidade. A história do Brasil e Líbano foi o casamento certo do Pau-Brasil com o cedro”, explicou.

De acordo com o presidente da Associação Cultural Monte Líbano, Eid Toufic Anbar, que compôs a mesa de cerimônia, os imigrantes e descendentes deixaram sua marca transformadora em muitas esferas brasileiras.

Mato Grosso do Sul possui mais de 100 libaneses e descendentes, segundo Anbar. Em todo o Brasil, eles representam 8% da população com contribuições nas mais diversas áreas.

Já um dos homenageados, o conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Ronaldo Chadid, ressaltou que é neto de libaneses e seu pai mesmo nascendo na Colômbia viveu no por muitos anos no Líbano. Ele disse estar muito feliz em ser homenageado pela Assembleia Legislativa. “Essa homenagem, ou melhor, esse dia de comemoração, também é um momento para refletir e discutir a frágil independência do Líbano que é influencia por outros países. Diante de tudo isso estou muito feliz em ser homenageado como representante dessa comunidade tão forte e alegre que contribui de várias formas para o Estado”, frisou.

Foram homenageados Abdul Karim Hussein Omais, Eduardo Haddad Filho, Munir Saad Júnior, Carlos Eduardo Xavier Marun, Fábio Ricardo Trad, Jane Mary Abuhassan Gonçalves, Marcelino Chehoud Ibrahim, Ely Ayache, Fernando Vaz Guimarães Abrahão, Henry Harfuch, José Charbel, Liana Maria Maksoud Machado, Michel Charim, Ronaldo Chadid, Wilson Ayache ,Adla Maria de Moura Castro e Nelson Chai.

História - O Líbano celebra no dia 22 de novembro o 71º aniversário de sua independência. No início do século 20, a França e o Reino Unido disputavam alguns territórios entre si e, em 1916, chegaram a um acordo, no qual ficou estabelecido que o Líbano pertenceria à França. Somente em 1943, o país conquistou sua independência.

No Mato Grosso do Sul a população libanesa chegou há pelo menos um século. Os libaneses são um povo muito importante no desenvolvimento local, com participação destacada na área comercial, criação de hospitais, templos religiosos e associações agremiativas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.