Coral da AL leva doações e alegria aos idosos do São João Bosco

Imagem: Coral levou música e doações para os 101 idosos atendidos pelo Recanto
Coral levou música e doações para os 101 idosos atendidos pelo Recanto
12/12/2014 - 18:24 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A tarde desta sexta-feira (12/12) no Recanto São João Bosco foi diferente para os 101 idosos atendidos pelo local. A música e o canto do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa preencheram a alma de quem mora e trabalha por lá. Também foi feita a entrega de doações de produtos de higiene e alimentícios arrecadados a partir da boa vontade de todos os setores da Casa de Leis.

A iniciativa do coral surgiu a partir do chamado da servidora aposentada Doralice Araújo. “Eu sempre faço filantropia e venho no asilo. Vi que estavam precisando muito então dei a ideia para o coral, que aceitou na hora. Arrecadamos muito. Agradeço a solidariedade de todos”, afirmou.

A coordenadora geral do coral e diretora geral de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Marlene Figueira da Silva, destaca que além da apresentação cultural, os servidores também levaram um pouco de atenção aos assistidos. “Cantamos músicas de Natal, que é um tempo de repensar a vida. Às vezes você não pode doar muita coisa material, mas vir aqui e doar seu tempo e carinho já faz a diferença”, ressaltou.

“É muito bom ajudar e trazer a música”, disse o cantor Cícero José Rodrigues Filho. “Sabemos das dificuldades do local e trazer esse calor humano é muito bom. Também viemos em nome de toda a Assembleia para desejar votos de feliz Natal aos que trabalham aqui para garantir a dignidade aos idosos”, explicou o deputado Pedro Kemp (PT).

Foram mais de mil fraldas arrecadadas para a doação, além de inúmeras caixas de leite à base de soja, material de higiene, entre outros. Segundo o Recanto São João Bosco, são gastos 1.200 pacotes de fraldas por mês. Cada idoso recebe assistência alimentar, ambulatorial, psicológica, odontológica, fisioterápica, assistência social, atendimento médico voluntário, além do programa de saúde mental que garante a convivência comunitária daqueles que são portadores de doenças crônico-degenerativas como Alzheimer, demência e esquizofrenia.

“Manter cada um nos custa em média R$ 3.500 por mês. Apenas parte da aposentadoria deles vem para nós. Cerca de 60% dos nossos gastos dependem de doações para serem sanados. Mas além disso valorizamos muito esses eventos, que trazem alegrias aos idosos, resgatam a dignidade humana pelo abraço, pelo sorriso”, afirmou o diácono José Carlos Viana Mendes, coordenador do Recanto São João Bosco.

Trabalhando há três meses no local, o enfermeiro Valdir Dias Ortiz disse que é perceptível o benefício que as visitas fazem aos idosos. “Tem vovô aqui que é muito sozinho. Já perdeu vínculo com familiares. Então quando tem ações como esta eles ficam felizes da vida”, concluiu.

Doações - Ainda é possível doar para o Recanto, que fica na avenida José Nogueira Vieira, 1.900, bairro Tiradentes. Eles precisam constantemente de fubá, tempero pronto, extrato de tomate, óleo de soja, café, açúcar, margarina e enlatados em geral (milho, ervilha, azeitona). De higiene e limpeza podem ser doados: sabonete líquido, barbeador, condicionador, papel higiênico, creme corporal, sabão em barra e saco de lixo de 100 litros. Mais informações sobre outras doações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-0500.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.