Deputados eleitos são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral

Imagem: Novos parlamentares foram diplomados em cerimônia no Rubens Gil de Camillo
Novos parlamentares foram diplomados em cerimônia no Rubens Gil de Camillo
15/12/2014 - 23:23 Por: Marineiva Rodrigues    Foto: Roberto Higa

Os 24 deputados estaduais eleitos este ano, para a legislatura de 2015 a 2018 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foram diplomados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado) nesta segunda-feira (15/12), durante solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Também foram diplomados os eleitos para os cargos de deputado federal, senador, vice-governador e governador, além dos suplentes.

Para o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que falou em nome dos parlamentares estaduais diplomados, a sociedade de Mato Grosso do Sul pode esperar um parlamento atuante na próxima legislatura. “Recebemos a confiança do povo para representá-los, mesmo vivendo em um momento de descrença na classe política, e a oportunidade de fazer a diferença. Acredito que seremos exemplo para o País e orgulho para o Estado”, disse o parlamentar.

O presidente em exercício do TRE-MS, Divoncir Schreiner Maran, falou da atuação do TRE nas eleições de 2014. “Nesse ato de diplomação a justiça eleitoral encerra o processo de escolha dos representantes do povo, com a sensação de dever cumprido. E desejamos sucesso aos diplomados”, concluiu. O governador do Estado, André Puccinelli, também participou do evento e disse que foi prestigiar os eleitos. “Trabalho com afinco até o dia 31 e torço para que o Estado continue evoluindo. Estou aqui para torcer pelos companheiros”, frisou.

Já o governador diplomado, Reinaldo Azambuja, falou da atuação do novo governo e da relação com a Assembleia Legislativa. “Tenho certeza que será uma relação tranquila, pois na Assembleia há pessoas que se preocupam com o desenvolvimento do Estado e é isso que vamos buscar juntos. Vamos buscar o diálogo com situação e oposição, debatendo sobre as reais necessidades da população e apoiando o que for bom para o nosso Estado”, afirmou.

O deputado Maurício Picarelli (PMDB), 1º vice-presidente da Casa de Leis, foi diplomado para o oitavo mandato legislativo e disse que vai trabalhar em defesa da sociedade e principalmente da família. “Nesse momento só temos a agradecer a escolha do povo, que confiou mais uma vez em nosso mandato. Vamos continuar trabalhando em defesa do cidadão, dos mais necessitados e principalmente da família. A população pode contar com nosso trabalho na Assembleia em defesa dos interesses do nosso Estado, principalmente em relação à saúde e a segurança pública”, ressaltou.

Diplomação - De acordo com o TRE-MS, a diplomação é um ato formal, de competência da Justiça Eleitoral, que torna apto para a posse no cargo o candidato que venceu a disputa, conforme previsto no artigo 215 do Código Eleitoral. No ato da diplomação, a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Com o documento, os eleitos são habilitados para exercer o mandato.

Os diplomas dos demais candidatos que figuram como suplentes ficarão disponíveis a partir desta terça-feira (16/12), na Secretaria Judiciária do TRE-MS.

Os deputados diplomados são:

Marquinhos Trad (PMDB)
Paulo Corrêa (PR)
Grazielle Machado (PR)
Renato Câmara (PMDB)
Junior Mochi (PMDB)
Zé Teixeira (DEM)
Eduardo Rocha (PMDB)
Angelo Guerreiro (PSDB)
Professor Rinaldo (PSDB)
Felipe Orro (PDT)
Beto Pereira (PDT)
Flavio Kayatt (PSDB)
Onevan de Matos (PSDB)
Lidio Lopes (PEN)
Mara Caseiro (PTdoB)
Marcio Fernandes (PTdoB)
Maurício Picarelli (PMDB)
Antonieta Amorim (PMDB)
Barbosinha (PSB)
Cabo Almi (PT)
João Grandão (PT)
Amarildo Cruz (PT)
Pedro Kemp (PT)
George Takimoto (PDT)
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.