Autoridades reforçam compromisso do Legislativo com democracia

Imagem: Conforme o governador Reinaldo Azambuja, o Legislativo tem função importante no equilíbrio democrático
Conforme o governador Reinaldo Azambuja, o Legislativo tem função importante no equilíbrio democrático
01/02/2015 - 12:39 Por: Talitha Moya e João Humberto    Foto: Talitha Moya

Centenas de pessoas, entre representantes públicos, empresários e populares, acompanharam a posse dos parlamentares que compõem a 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Na solenidade realizada neste domingo (1/2), autoridades ressaltaram a importância da representatividade do legislativo no avanço da democracia.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), declarou o papel relevante da Casa de Leis na sociedade e da atuação junto ao governo em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “O Legislativo tem função importante no equilíbrio democrático. Deve haver um respeito mútuo entre os poderes”, afirmou o chefe do Executivo, que espera da atual legislatura empenho para pautar ações de interesse do Estado. “Seremos um governo com planejamento e já temos uma série de medidas sendo desenvolvidas que serão encaminhadas à Assembleia para serem discutidas e votadas”, adiantou.

Para a vice-governadora Rose Modesto, a expectativa é de que Legislativo e Executivo caminhem juntos pelos próximos quatro anos. “Espero desta Casa diversas ações em benefício da população. Independentemente de partido, esse é o papel de nós políticos e o governo está disposto a contribuir nessa jornada”, salientou.

A independência e a harmonia entre Legislativo e Executivo são fundamentais, na opinião de Athayde Nery, secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado. Segundo ele, os poderes devem cumprir com sua representatividade e focar nas melhorias à população.

O procurador-geral adjunto do MPE (Ministério Público Estadual), Paulo Passos, destacou a entrada de novos parlamentares no Legislativo como positivo para revigorar a política. “O processo de renovação é importante e uma tendência nesse momento de mudanças no cenário político”, disse ele que colocou o MPE à disposição dos parlamentares. “Como é função do Ministério fiscalizar, pretendemos continuar desempenhando nossa função e atuar para que a sociedade tenha o melhor da política do Estado. Considerando a preocupação das pessoas com a política atual, acredito que os parlamentares devem estar em alerta para seu papel”.

De acordo com o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos, a Assembleia Legislativa foi parceira no desenvolvimento da educação superior do Estado. “Continuamos a acreditar no compromisso dos deputados com a democracia e, consequentemente, com o avanço da educação”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.