Deputado João Grandão exalta temática racial em desfiles

Imagem: O deputado estadual disse que o tema é muito importante e tem tudo a ver com sua história de vida e de lutas
O deputado estadual disse que o tema é muito importante e tem tudo a ver com sua história de vida e de lutas
19/02/2015 - 13:11 Por: Daniel Machado    Foto: Wagner Guimarães

No primeiro dia pós-carnaval, o deputado estadual João Grandão, vice-líder do PT, aproveitou a ocasião para congratular a iniciativa de duas escolas de samba em levar a temática da igualdade racial para o desfile de Carnaval.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Igrejinha de Campo Grande, campeão do Carnaval na Capital, e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Mamona, vice-campeã do Carnaval Cultural de Corumbá. A primeira homenageou a tradicional comunidade quilombola Tia Eva, enquanto a Vila Mamona cantou, em seu samba-enredo, a história das mulheres negras. “Agradeço à Vila Mamona por ter me convidado, foi uma honra participar desse lindo desfile, ainda mais com um tema tão importante e que tem tudo a ver com minha história de vida e de lutas”, disse.

O deputado destacou a iniciativa de se conciliar uma ocasião tão festiva e que atrai milhões de pessoas, quanto o Carnaval, à reflexão de um tema tão complexo e contraditório como a discriminação racial.

“Ainda existe no Brasil um processo muito claro de discriminação e quem quiser saber o que significa ser negro nesse País é só vestir a nossa pele. É verdade que evoluímos em muitas coisas, mas ainda há muito a ser conquistado, particularmente para a mulher negra, que sofre por ser mulher e por ser negra”, falou.

“Temos que trazer projetos que valorizem o negro, na questão do emprego, do salário, dos concursos públicos, de melhores cargos e inserção social. Basta entrar em um banco e ver quantos negros estão ali trabalhando”, analisou.

“Eu me considero um privilegiado, pois vim de família humilde, fui boia-fria, trabalhei na roça até os 20 anos e, se estou aqui onde estou, é porque tive de superar muita coisa, inclusive o preconceito”, disse ele, citando o fato de ter concluído dois cursos universitários e um de pós-graduação, exercido dois mandatos de deputado federal e ocupado o cargo de delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em aparte, o deputado Amarildo Cruz, também do PT, exaltou o discurso do colega parlamentar: “Sei da importância e do compromisso que sua história de vida representa para todos nós, entre outras coisas, com a defesa da igualdade racial e vejo sua eleição como um fato muito importante para aprofundarmos esse debate aqui nesta Casa”, frisou.

O deputado Amarildo reforçou as palavras de João Grandão no que diz respeito à hipocrisia reinante e o senso comum de que o Brasil é um país sem preconceito. “Embora digam que aqui não há discriminação, a realidade é bem diferente”, acrescentou ele, que comentou sobre o projeto de lei que amplia de 10% para 20% o número de vagas para negros em concursos públicos. “A sua presença aqui vai fortalecer muito essa discussão”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.