Beto critica falta de investimentos para hortifrutigranjeiros em MS

Imagem: Para ele, investimentos foram mal feitos, pois não garantiram dignidade aos produtores
Para ele, investimentos foram mal feitos, pois não garantiram dignidade aos produtores
24/02/2015 - 12:12 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Dos hortifrutigranjeiros comercializados em Mato Grosso do Sul no ano de 2004, 21,58% foram produzidos no próprio Estado, enquanto 78,42% foram importados. Dez anos se passaram e o volume trazido de fora continua a aumentar. Na tribuna, durante a sessão desta terça-feira (24/2), o deputado Beto Pereira (PDT) disse que o problema vai além das condições climáticas.

“Os investimentos foram mal feitos, pois não garantiram dignidade aos produtores e não foram oferecidos aos consumidores um alimento de qualidade e com um preço mais barato. O problema climático acontece agora, mas ao longo dos anos o que ocorreu foi a má distribuição dos recursos investidos no setor”, explicou o deputado.

Segundo Beto, embora Mato Grosso do Sul tenha terras férteis e clima favorável para produção é dependente da importação de hortifrutigranjeiros. Ele sugeriu que as comissões de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira apresentem alternativas para mudar a atual realidade no Estado.

“Os números envergonham nosso Estado. Em dez anos, a situação piorou. As comissões de Desenvolvimento Agrário e Agricultura precisam apresentar condições e alternativas para auxiliar o governo do Estado”, afirmou Beto.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.