Secretária confirma cedência de profissionais em reunião na AL

Imagem: A reunião também debateu sobre diminuição da evasão escolar e do índice de reprovação
A reunião também debateu sobre diminuição da evasão escolar e do índice de reprovação
24/02/2015 - 18:11 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, confirmou nesta terça-feira (24/2) em reunião com a Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa, a continuidade da cedência de profissionais da administração pública para instituições que lidam com a educação especial.

De acordo com a secretária serão estabelecidos novos critérios para a cedência, como por exemplo, a normatização da disponibilização destes profissionais a partir da Secretaria de Saúde. “Muitos são fisioterapeutas, psicólogos, entre outros que estão vinculados na educação, mas que são especialistas da saúde”, explicou.

O atendimento de um professor para auxiliar cada 10 alunos e, nos casos de crianças com deficiências múltiplas, um professor para cada quatro ou cinco alunos será mantido, segundo Maria Cecília. O projeto para sistematizar o processo poderá ser repassado para a apreciação da Assembleia.

Na gestão passada havia 850 professores cedidos, segundo o presidente da Comissão de Educação da Casa de Leis, deputado Pedro Kemp (PT). “A reunião deixou o diálogo aberto e mostrar que a Assembleia está à disposição para debater os interesses da educação”, ressaltou.

Entre outros assuntos debatidos estiveram as propostas de formação continuada, a diminuição da evasão escolar e do índice de reprovação, aumento da aprendizagem e a eleição de diretores.

“Pedimos apoio da Comissão para conseguir a ampliação do prazo da eleição que seria agora em abril, mas não há tempo hábil de fazer a formação dos interessados. Vamos discutir isso com o sindicato e estamos aberto ao diálogo sobre todos os assuntos da Educação com a Assembleia também”, concluiu a secretária.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.