Proposta limita pedido de vistas em Regimento Interno da AL

Imagem: Projeto agora segue para a tramitação nas comissões da Casa de Leis
Projeto agora segue para a tramitação nas comissões da Casa de Leis
12/03/2015 - 17:00 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

Os deputados Amarildo Cruz (PT), Barbosinha (PSB), Eduardo Rocha (PDMB), Flávio Kayatt (PSDB), João Grandão (PT), Lidio Lopes (PEN), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB) apresentaram nesta quarta-feira (12/3) o Projeto de Lei 44/2015, que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

A proposta limita os pedidos de vistas às matérias impetradas para apenas uma vez por deputado. Segundo o artigo 213, do atual regimento, “durante a discussão da matéria, é facultado ao deputado requerer verbalmente à Mesa, vista de qualquer proposição, pelo prazo máximo de vinte e quatro horas”. Porém, o atual projeto visa limitar para apenas uma vez durante este período.

“Parágrafo único. Em qualquer hipótese, o pedido de vista de que trata o caput do art. 213 não será concedido mais de uma vez”, define o projeto. A justificativa explica que o atual regimento é “omisso e portanto essa inércia pode resultar em prejuízos ao trâmite legislativo, pois abre a possibilidade de se aplicar uma interpretação extensiva, quando por várias vezes o mesmo pedido poderia ser concedido a diversos deputados, enfraquecendo a norma”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.