Deputados estaduais enaltecem o projeto Caravana da Saúde

Imagem: Professor Rinaldo disse que programa vem ao encontro de um grande problema enfrentado pelos pacientes do interior
Professor Rinaldo disse que programa vem ao encontro de um grande problema enfrentado pelos pacientes do interior
18/03/2015 - 12:40 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

O projeto Caravana da Saúde, que irá percorrer diversas regiões do Estado, deverá pôr fim à longa espera para cirurgias eletivas. Essa é a expectativa dos deputados estaduais que enalteceram a iniciativa do governo estadual.

A Caravana da Saúde, lançada oficialmente no último dia 8, levará até os municípios uma estrutura de 14 veículos, sendo quatro carretas específicas para atendimentos e cirurgias oftalmológicas e mais dez veículos de apoio de instituições parceiras, tais como Hospital do Câncer Alfredo Abraão, Sesc (Serviço Social do Comércio), Sesi (Social da Indústria) e TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O objetivo é ampliar o atendimento para exames e cirurgias de média e alta complexidades. Os primeiros atendimentos da caravana serão na cidade de Coxim nos dias 27, 28 e 29 de março.

Para o deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, o programa vem ao encontro de um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes do interior do Estado. “A saúde foi elencada por pelo menos 85% da população como prioridade, afinal, milhares de pessoas ficam até dois, três anos à espera de uma cirurgia simples que, com o tempo, pode se agravar”, ressaltou.

O parlamentar reforçou o empenho do governo para tornar o projeto realidade e os investimentos paralelos que serão feitos para reestruturar a saúde no interior. “Esse primeiro passo é fundamental para resolver o problema e mostra o cumprimento de uma promessa de campanha”, considerou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), parabenizou a iniciativa e enfatizou o apoio da Casa de Leis ao programa. “Que essa parceria se mantenha por todo o governo e que haja mais e mais mutirões da saúde”, disse o parlamentar, que registrou a importância do atendimento à população coxinense e de toda região que será contemplada na primeira etapa do projeto. “Serão cirurgias oftalmológicas, de joelho, aparelho reprodutor, tudo feito com equipamentos modernos. É resultado de promessas que saíram do palanque e estão indo para a prática”, elogiou.

A Caravana da Saúde, na opinião do deputado Pedro Kemp (PT), poderá ser a saída para acabar com os deslocamentos de pacientes de municípios do interior para atendimento na Capital. “Além do transtorno, é oneroso. Portanto, a solução é a regionalização da saúde, fazer com que os equipamentos cheguem aos hospitais regionais do Estado”, pontuou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.