Assembleia entrega medalha Conceição dos Bugres a artesãos de MS

Imagem: Evento proposto pelo deputado Marcio Fernandes ocorreu no plenário Júlio Maia em comemoração ao Dia do Artesão
Evento proposto pelo deputado Marcio Fernandes ocorreu no plenário Júlio Maia em comemoração ao Dia do Artesão
26/03/2015 - 20:38 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa entregou em comemoração ao Dia do Artesão a medalha Conceição dos Bugres a vários artistas de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento aconteceu na noite desta quinta-feira (26/3) em sessão solene proposta pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB).

“Artesão é uma profissão muito antiga e merece esse reconhecimento. Fazer com que a cultura do nosso Estado seja representada e mostrada por esses profissionais merece nosso reconhecimento. Essa sessão é uma forma de homenageá-los e valorizá-los”, afirmou o deputado.

Um dos homenageados foi Marcos Ortiz, artesão há 27 anos e há 12 especialista na arte de escrever com fogo, a pirografia. “É muito bom ser lembrado, porque trabalhar com artesanato para mim não é só hobby, mas é minha vida. Viver de arte é muito difícil, apesar de que com o tempo tem melhorado, mas é bom ter esse reconhecimento”, disse.

Para José Maciel da Costa, que trabalha com arte em couro, a homenagem da Assembleia Legislativa é animadora. “Dá uma força de vontade a mais agora. É muita alegria receber essa medalha representando o homem pantaneiro”, ressaltou. Segundo a presidente da Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes, Helena Francisco Rondon, a honraria é quase como “receber um Oscar”.

“Esse evento é como um Oscar para nós. Porque temos muito reconhecimento do turista de fora, mas falta o povo daqui valorizar nosso artesanato”, destacou Helena que ainda disse que a Praça dos Imigrantes, que fica na rua Barão de Melgaço, esquina com Rui Barbosa, tem 60 artesãos fixos cadastrados.

A medalha leva o nome de Conceição dos Bugres em homenagem a Conceição Freitas da Silva, artista erradicada no Estado, que criou esculturas de bugres em madeira e se tornou ícone da cultura local.

Seu neto, Mariano Antunes Cabral Silva, quem deu continuidade ao artesanato da avó, participou da solenidade no plenário Júlio Maia. “Eu fico sempre muito emocionado. Isso para mim representa muito. Por causa da arte eu pude conhecer o mundo todo. Artesanato para mim é tudo, é muito orgulho”, disse o artista que fez questão de contar que deu sua contribuição para a modernização das peças. “Ela fazia os detalhes com parafina. Eu faço com cera de abelha. Ela fazia rostos mais tortos e eu faço mais simétricos, mas fica bonito também”, brincou.

No evento foram homenageadas diversas personalidades e entidades, entre elas Diva Pinheiro da Silveira, Zilá Garcia Gualberto, Walter Moyses, Sonia Albuquerque, Nadia Luz e Leila Pimentel, Gesele Fraga, Lucila Araujo Pereira, Greg Antunes, Marise Bahia, Renato Rodrigues Gulaberto, Maria Ferreira Wagner, Luiz Gonzaga de Oliveira, Mestre Cirilo Tibúrcio, José Maciel Costa, Associação Milagre da Fibra, Rosie de Oliveira, Harue Goto Tsuzuki, Lucia Mayumi Sato Karimata, David Rogério, Silvia Helena Machado, Cilso Tiburcio, Marli Marcelino Pacheco. O Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa fez uma apresentação especial.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.