Kemp condena PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos

Imagem: Parlamentar diz que colocar jovem de 16 anos numa cadeia junto com grupos de facções criminosas só piora situação
Parlamentar diz que colocar jovem de 16 anos numa cadeia junto com grupos de facções criminosas só piora situação
07/04/2015 - 12:08 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos e tramita na Câmara dos Deputados, foi debatida hoje na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT, usou a tribuna e declarou ser contra a alteração. “Não resolve colocar o jovem de 16 anos numa cadeia junto com grupos de facções criminosas como PCC [Primeiro Comando da Capital] ou Comando Vermelho. Isso só vai piorar a situação”, justificou.

Kemp fez questão de citar pesquisas que, segundo ele, desmistificam a ideia de o menor ser responsável por maior parte dos crimes. “O menor não é o principal responsável por homicídios, furtos e roubos, eles são as maiores vítimas. Pesquisas apontam que em seis anos, de 2006 a 2012, 33 mil adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, foram assassinados no Brasil”, salientou.

Na opinião do deputado Barbosinha (PSB) o sistema prisional do Brasil está “falido” e em nada contribuirá para punir um jovem de 16 anos. “A partir do momento em que colocarmos um menor na cadeia, ele certamente sairá pior do que entrou”, disse. A saída, segundo ele, seria melhor aplicar as políticas públicas para proteger e ressocializar os adolescentes. Já no caso de menor infrator a proposta de Barbosinha é aumentar o tempo de permanência nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.