Deputados estaduais participam do programa Câmara Itinerante

Imagem: Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, falou sobre o projeto aos deputados estaduais e sociedade civil na Fiems
Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, falou sobre o projeto aos deputados estaduais e sociedade civil na Fiems
24/04/2015 - 13:35 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

O esclarecimento de pontos principais da proposta de Reforma Política e do Pacto Federativo deixou os deputados estaduais que participaram hoje do programa Câmara Itinerante, em Campo Grande, satisfeitos. Os parlamentares e representantes da classe civil puderam tirar dúvidas e dar sugestões ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Ele falou alguns pontos fundamentais da Reforma Política que até mesmo nós deputados estaduais tínhamos dúvidas”, salientou o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB).

A informação repassada por Eduardo Cunha de que a proposta que trata sobre a Reforma Política será colocada em pauta de votação na Câmara dos Deputados no próximo dia 26 de maio, rendeu aplausos das pessoas que assistiram ao evento. “Vim até aqui saber um pouco mais sobre os trabalhos que estão sendo realizados pela Câmara dos Deputados. A Reforma Política é importante e necessária. Sanei algumas dúvidas e agora continuarei acompanhando o andamento da proposta”, disse o comerciante José da Silva, 37 anos.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), o evento da Câmara Itinerante cumpriu o seu papel. “O projeto federal tem como proposta ouvir as necessidades locais, aproximar o parlamento brasileiro da população dos Estados e municípios e trazer novas informações como essa da data de votação de uma proposta tão importante, por exemplo”.

Assembleia Itinerante - Já o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) lembrou que a Câmara Itinerante segue os moldes da Assembleia Itinerante, que os parlamentares querem implantar em Mato Grosso do Sul. “O Eduardo Cunha está puxando a fila de algo que estamos planejando que é ir até os municípios com a sessão itinerante da Assembleia. Hoje ele nos trouxe duas questões de extrema importância que são a Reforma Política e o Pacto Federativo”. Também participaram do evento os deputados estaduais Lidio Lopes (PEN), Mara Caseiro (PTdoB) e Beto Pereira (PDT).

O relator da Reforma Política, deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), fez uma explanação sobre o tema e criticou a individualização das campanhas. Ele justificou que hoje o candidato com mais dinheiro acaba vencendo o pleito. Na opinião de Marcelo, atualmente o poder econômico é que escolhe os representantes do Brasil. “Temos que fazer valer o princípio da igualdade e oportunidade entre os candidatos concorrentes. Hoje uma das coisas menos importante em uma campanha eleitoral é o candidato. Quem tem mais dinheiro contrata o melhor marqueteiro e, este por sua vez, monta um filme onde a figura do candidato é o que menos importa”, explicou.

No fim do evento, Eduardo Cunha agradeceu o respeito, a democracia e classificou como 'exemplar' o debate realizado em Campo Grande. O programa Câmara Itinerante tem como objetivo levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.