Proposta exige registro de tipo sanguíneo em documentos pessoais

Imagem: Deputados Cabo Almi e Professor Rinaldo conversam a respeito do projeto de lei apresentado pelo tucano na sessão de hoje
Deputados Cabo Almi e Professor Rinaldo conversam a respeito do projeto de lei apresentado pelo tucano na sessão de hoje
28/04/2015 - 12:52 Por: Talitha Moya    Foto: Comunicação - ALMS

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Professor Rinaldo (PSDB) na sessão desta terça-feira (28/4) assegura o registro do tipo sanguíneo e fator RH em documentos de identificação emitidos pelo Estado.

A proposta, segundo o autor, tem objetivo de facilitar o trabalho das equipes de salvamento e emergenciais de hospitais nos primeiros socorros.

Conforme o projeto, documentos como RG e registro de nascimento deverão informar o tipo sanguíneo e o fator RH do identificado.

Os cartórios de registro civil das pessoas naturais, por exemplo, somente poderão emitir a certidão de nascimento mediante apresentação de laudo laboratorial com o tipo sanguíneo e fator RH. Nesse caso, as unidades de saúde farão o exame em recém-nascidos de forma gratuita.

A exigência valerá para outros documentos de identificação pessoal como Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Identidade Funcional, todos expedidos a partir da validade da proposta.

“Esse projeto visa dar maior proteção ao cidadão, eliminando riscos desnecessários. São minutos economizados que podem salvar vida”, argumentou Professor Rinaldo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.