ALMS discute parceria com SED para eleições do Parlamento Jovem

Imagem: Reunião para definir parceria entre Escola do Legislativo e Secretaria de Estado de Educação aconteceu hoje à tarde
Reunião para definir parceria entre Escola do Legislativo e Secretaria de Estado de Educação aconteceu hoje à tarde
06/05/2015 - 17:41 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, entregou nesta quarta-feira (6/5) uma minuta de convênio a ser firmado com a SED (Secretaria Estadual de Educação), para parceria nas próximas eleições do projeto Parlamento Jovem.

O presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), junto com a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami, participaram da reunião com a secretária de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, com o intuito de iniciar os trabalhos para que o processo eleitoral seja realizado já no segundo semestre de 2015.

“Estamos aqui para reforçar essa parceria, que já existia, mas não tinha um convênio formal firmado. Agora vamos revisar o projeto e temos planos de ampliar, valorizando a participação dos deputados junto aos jovens e também com os pais”, afirmou Mochi.

A participação no projeto é aberta para alunos do 1º e 2º anos de escolas públicas e privadas. “O Parlamento Jovem dá a oportunidade da participação do jovem na política, aprender sobre cidadania e conhecer a atuação parlamentar, já que eles podem formular projetos e conhecer todos os trâmites até virar lei”, explicou Vendrami.

A previsão é de que as eleições sejam em outubro e a diplomação e posse ainda este ano, para que a nova legislatura se inicie em janeiro de 2016. “Vamos firmar o mais rápido possível esse convênio para trabalhar para a divulgação nas escolas e poder desde já conscientizar o jovem sobre a importância do trabalho parlamentar”, ressaltou a secretária de Educação.

Cada mandato dos jovens deputados é de um ano. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) também é parceiro do Parlamento Jovem e forneceu na última edição 26 urnas eleitorais para o processo de escolha dos 24 eleitos. Ao todo 32 candidatos concorreram.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.