Assembleia resgata história ao homenagear ex-combatentes de guerra

Imagem: Sessão sole proposta pelo deputado estadual Felipe Orro foi realizada no plenário Júlio Maia
Sessão sole proposta pelo deputado estadual Felipe Orro foi realizada no plenário Júlio Maia
06/05/2015 - 21:08 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Uma noite de memória e de gratidão. Assim foi a homenagem aos ex-combatentes de guerra que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul prestou nesta quarta-feira (6/5). A sessão solene de entrega da ‘Medalha do Mérito da Força Expedicionária’ aos pracinhas da 2ª Guerra Mundial foi proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT).

Aos 90 anos de idade, Agostinho Gonçalves da Mota foi um dos destaques da solenidade. Prestes a lançar um livro com detalhes sobre a missão que cumpriu há 70 anos, Agostinho ressaltou a emoção em ser um dos homenageados. “Me considero um felizardo por ter feito parte deste momento da história. Hoje somos reconhecidos e prestigiados dentro e fora dos quartéis”, afirmou o ex-combatente que prefere guardar lembranças boas da época em que atuou em defesa da Pátria. “Escolhi ressaltar as coisas boas e não as ruins porque aprendemos muito com a guerra”, disse.

Os ex-combatentes Moacir Aleixo, Manoel Castro Siqueira e Isidoro Teodoro da Silva também foram homenageados com a medalha. Para o comandante do Comando Militar do Oeste, general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, os pracinhas da FEB representam um patrimônio do Brasil. “Eles servem de exemplo para todos nós porque são homens que lutaram em nome do Brasil, que participaram de um momento que foi fundamental para dar projeção ao País diante do mundo”, declarou.

O deputado Felipe Orro destacou que a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa é apenas simbólica diante do valor dos ex-combatentes. “São sobreviventes de uma guerra, exemplos de patriotismo e doação. Apesar de ser uma guerra, eles lutaram por uma causa justa, pela liberdade e puderam superar tragédias e voltar para casa e nos contar grandes histórias”, expressou o parlamentar.

Além dos ex-combatentes, a homenagem também foi dedicada aos colaboradores da FEB: desembargador Carlos Eduardo Contar, coronéis Sebastião José Moreno Gama, Áureo Ribeiro Vieira da Silva, Marcelo Arantes Guedon e Wellington Corlete dos Santos; o tenente-coronel Luciano de Souza Cruz e o segundo-sargento Ivo Gonçalves e as viúvas de ex-combatentes Maria Madalena Dib Mereb Greco e Brandina Rodrigues Rocha; a filha de ex-combatente Elizabeth Salamene.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.