Protetores dos animais se reúnem para debater audiência pública

Imagem: Reunião ocorreu nesta terça-feira na sala da presidência da Assembleia Legislativa
Reunião ocorreu nesta terça-feira na sala da presidência da Assembleia Legislativa
12/05/2015 - 17:01 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

Uma audiência pública sobre maus tratos a animais está prevista para o dia 26 de maio, na Assembleia Legislativa. Para tanto, uma reunião com as entidades protetoras dos bichos ocorreu nesta terça-feira (12/5).

“No encontro de hoje definimos as diretrizes que serão discutidas na audiência pública que eu vou propor. São várias as reclamações das entidades e precisamos discutir o tema, pois não é de hoje que são noticiadas denúncias de maus tratos”, afirmou o deputado Marcio Fernandes (PTdoB), que também é médico veterinário.

Os temas que ficaram definidos para a audiência foram: castração aos animais; campanha efetiva de combate à leishmaniose; criação de um abrigo público; regulamentação de um conselho estadual de proteção dos animais.

Segundo a presidente da Ong Vira Lata MS, Cleusa Martins, o debate é urgente. “Chegamos ao ponto de recolher animais da rua. Além de cuidar dos da Ong estamos fazendo o trabalho de entidades públicas. Isso precisa mudar”, ressaltou.

As entidades denunciaram ao deputado que cerca de 100 animais são sacrificados por dia em Campo Grande, por falta de cuidados. “Na Capital criou-se uma cultura do descarte. Não conseguiu cuidar ou ficou doente, joga o animal na rua ou mata. Isso não pode acontecer. Até estupro aos bichinhos estão fazendo”, lamentou Valéria Marques, da Ong Vira Lata MS.

A audiência ocorrerá a partir das 14h no plenário Júlio Maia e será aberta a toda a sociedade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.