Aprovado projeto que exige registro de tipo sanguíneo em documentos

Imagem: Proposta aprovada na sessão de hoje tem objetivo de facilitar trabalho de equipes emergenciais de hospitais
Proposta aprovada na sessão de hoje tem objetivo de facilitar trabalho de equipes emergenciais de hospitais
14/05/2015 - 11:27 Por: João Humberto    Foto: Comunicação - ALMS

Durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira (14/5) os deputados aprovaram quatro matérias, entre elas o Projeto de Lei 059/15, do deputado Professor Rinaldo (PSDB), que assegura o registro do tipo sanguíneo e fator RH em documentos de identificação emitidos pelo Estado. A proposta foi aprovada em 1ª votação.

Segundo Rinaldo, o projeto tem objetivo de facilitar o trabalho das equipes de salvamento e emergenciais de hospitais nos primeiros socorros. Conforme a proposta, documentos como RG e registro de nascimento deverão informar o tipo sanguíneo e o fator RH do identificado.

Os cartórios de registro civil das pessoas naturais, por exemplo, somente poderão emitir a certidão de nascimento mediante apresentação de laudo laboratorial com o tipo sanguíneo e fator RH. Nesse caso, as unidades de saúde farão o exame em recém-nascidos de forma gratuita.

A exigência valerá para outros documentos de identificação pessoal como Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Identidade Funcional, todos expedidos a partir da validade da proposta.

Em 1ª votação ainda foi aprovado o Projeto de Lei 054/15, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que declara de utilidade pública estadual a Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. Já em 2ª votação os deputados aprovaram o PL 036/15, do Ministério Público Estadual, que visa implementar o plano de assistência médico-social aos servidores do órgão.

De autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), o projeto 039/15 declara de utilidade pública estadual o Grupo Bella Idade Portal do Pantanal, com sede em Coxim. A matéria foi aprovada em discussão única.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.