Educadora alerta para extinção da infância ameaçada pela tecnologia

Imagem: Maria Ângela da Costa, coordenadora da Aliança pela Infância, destacou a necessidade de ampliar os espaços de brincadeiras
Maria Ângela da Costa, coordenadora da Aliança pela Infância, destacou a necessidade de ampliar os espaços de brincadeiras
14/05/2015 - 12:33 Por: Talitha Moya    Foto: Comunicação - ALMS

“Vivemos uma época de extermínio da infância”, afirmou Maria Ângela da Costa, coordenadora da Aliança pela Infância que discursou nesta quinta-feira (14/5), durante sessão plenária. A educadora ressaltou a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 24 e 30 de maio, e destacou a necessidade de ampliar os espaços de brincadeiras.

A coordenadora demonstrou preocupação com o futuro da infância na sociedade. Segundo ela, a troca das brincadeiras pela tecnologia tem ameaçado a formação das crianças. “Atualmente, estamos vendo surgir a infância virtual. Crianças de 2 anos já estão com um tablet nas mãos”, disse.

A educadora explica que, ao se identificarem com jogos eletrônicos e internet, atividades muitas vezes feitas sem a presença de amigos e dos pais, as crianças limitam a infância a uma experiência individual e solitária. “Elas acabam por banalizarem os crimes, a sexualidade, a morte, o amor porque estão sendo formadas no individualismo”, enfatizou.

De acordo com Maria Ângela, a essência da criança não tem sido respeitada nem mesmo pelas escolas. “A escola é a principal responsável pelo extermínio da infância. Hoje vemos crianças, mas não vemos infância. Temos a consciência de que vivemos numa era onde as crianças já não brincam mais”, declarou.

A brincadeira, explica a coordenadora, é fundamental para o desenvolvimento da criança. “É na brincadeira que ela mergulha no mundo da imaginação e aprende a superar os medos, as adversidades, a perder”, disse a educadora que chamou atenção das autoridades para a questão. “Os municípios devem estar atentos para a limpeza e manutenção de suas praças e parques porque esses espaços contribuem muito para promover o brincar na sociedade”, continuou.

Semana Estadual do Brincar

Em 2014, foi inserido no calendário oficial de eventos do Mato Grosso do Sul a Semana Estadual do Brincar. A proposta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), pretende reforçar a relevância da brincadeira para o desenvolvimento de uma infância saudável. Para comemorar, no próximo dia 30, a iniciativa “Me Deixa Brincar”, organizado pela Aliança pela Infância irá promover uma série de brincadeiras no Horto Florestal para crianças da Capital. O evento começa a partir das 13h30 e tem entrada gratuita.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.