Assembleia Legislativa destaca laços com a comunidade paraguaia

Imagem: Sessão Solene em homenagem ao povo paraguaio foi proposta pelo deputado Cabo Almi e realizada no plenário Júlio Maia
Sessão Solene em homenagem ao povo paraguaio foi proposta pelo deputado Cabo Almi e realizada no plenário Júlio Maia
14/05/2015 - 20:55 Por: Neide Fischer    Foto: Wagner Guimarães

Laços de amizade entre brasileiros e paraguaios foram reforçados pela Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (14/5) durante sessão solene em homenagem ao povo paraguaio, celebrada no plenário Júlio Maia. “Esta é uma oportunidade para enaltecer este povo que tanto contribui para o Mato Grosso do Sul”, afirmou o proponente do evento, deputado Cabo Almi (PT), 2º secretário.

Mais de 50 pessoas, entre cidadãos paraguaios e descendentes, receberam diploma comemorativo ao “Dia do Povo Paraguaio”, data instituída pela lei estadual 2.235, de 29 de maio do ano de 2001, cujo autor é o deputado Cabo Almi.

Além do deputado Cabo Almi, os parlamentares Renato Câmara (PMDB), Amarildo Cruz (PT), Mara Caseiro (PTdoB), João Grandão (PT), Antonieta Amorim (PMDB) e Barbosinha (PSB) também prestaram homenagens. “Temos laços de fraternidade e amizade que nos unem”, lembrou o deputado Barbosinha.

O Cônsul do Paraguai em Campo Grande, Angel Adrian Gill Lesme, agradeceu a honraria. “A comunidade paraguaia forma parte de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande e me sinto grato pelo evento”, disse.

Já o presidente da Associação da Colônia Paraguaia, Silvio Cantero, relembrou datas em que a Casa de Leis homenageou o povo paraguaio e destacou a tradição inserida no Mato Grosso do Sul. “O Paraguai tem influência na música, dança e culinária. Fizemos questão que nesta gestão seja contemplada a herança paraguaia”, declarou.

Voltando à Assembleia para receber homenagem, o ex-deputado Jerson Domingos, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, lembrou que, apesar de ser oriundo de família árabe, tem história de convivência e relacionamento próximo aos paraguaios. “Fui presidente da Colônia Paraguaia e tenho muitos amigos que convivi”, afirmou.

O vereador campo-grandense Ayrton Araújo falou em nome dos homenageados e disse que o Estado abraçou a cultura paraguaia. “Eu e o deputado Cabo Almi fazemos um trabalho junto à Colônia Paraguaia, ajudando a manter vivos os costumes deste povo", declarou.

O grupo de dança Colônia Paraguaia Danças Folclóricas, de Campo Grande, se apresentou na solenidade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.