No Dia do Defensor Público, categoria agradece apoio da Assembleia

Imagem: Apesar dos avanços quanto à infraestrutura de trabalho da defensoria, categoria ainda trabalha com déficit de mão de obra, afirma defensor
Apesar dos avanços quanto à infraestrutura de trabalho da defensoria, categoria ainda trabalha com déficit de mão de obra, afirma defensor
19/05/2015 - 12:41 Por: Karine Cortez    Foto: Comunicação - ALMS

O presidente da Adep/MS (Associação do Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Carlos Eduardo Bruno Marietto, esteve na manhã de hoje (19/4) na Casa de Leis e usou a tribuna para agradecer o apoio à categoria “Hoje é comemorado o Dia do Defensor Público e se não fosse os senhores desta Casa nos ajudarem, não teríamos condições de ter essa infraestrutura que temos atualmente para melhor atender a população carente”, salientou.

No entanto, a categoria ainda trabalha com déficit de mão de obra e, segundo Marietto, dos 265 cargos criados para defensores públicos no Estado, apenas 173 estão preenchidos, sendo que os 92 restantes não dispõem de dotação orçamentária para serem ocupados. Ainda conforme o presidente do associação, no Brasil cerca de 72% das comarcas não têm um defensor público.

Mas a expectativa dos defensores é que a partir da melhoria na infraestrutura consigam orçamento para contratação de novos profissionais “Já tivemos um avanço com a criação de novas sedes e, agora, podemos oferecer atendimento digno ao cidadão que nos procura. Não é porque são pessoas carentes que devem ser humilhadas, todos devem ser bem atendidos e com dignidade. Nosso próximo passo é buscar recursos para aumentar orçamento e podermos contratar”, enfatizou o presidente da Adep.

Ao fim do discurso Marietto pediu que a Assembleia continue oferecendo apoio à categoria e ajude no processo de dar provimento à ocupação dos cargos. O presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), parabenizou os defensores públicos pelo serviço prestado à população hipossuficiente de Mato Grosso do Sul e colocou a Assembleia Legislativa à disposição para eventuais necessidades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.