Convênio do Parlamento Jovem é assinado entre Executivo e ALMS

Imagem: Cheila Vendrami representou a Escola do Legislativo, Mochi representando a ALMS e o governador Reinaldo assinaram o convênio
Cheila Vendrami representou a Escola do Legislativo, Mochi representando a ALMS e o governador Reinaldo assinaram o convênio
25/05/2015 - 17:27 Por: Diretoria de Comunicação - ALMS    Foto: Roberto Higa

Nesta segunda-feira (25/5), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul assinou parceria com o governo do Estado para a implementação do projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense em todo o Estado. O convênio tem como finalidade dar um novo olhar para a consciência política nas escolas públicas e privadas estaduais, assim como aproximar os jovens da Casa de Leis. As eleições para a 5ª edição do projeto devem ser realizadas no segundo semestre deste ano e a posse dos 24 deputados estudantes está prevista para fevereiro de 2016, com mandato de um ano.

O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), afirmou que o projeto ganha importância institucional a partir do momento que se concretiza o convênio entre os Poderes. "Quando há também o envolvimento da Secretaria de Educação e do Sindicato das Escolas Particulares, dos professores e dos diretores, há um incentivo para que seja despertada a consciência política e o desejo de participação dos jovens", afirmou. "A atividade política é fundamental para a melhoria da sociedade como um todo. É um caminho para despertar lideranças em nosso Estado", complementou.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Teixeira (DEM), lembrou que as pessoas vivem em um mundo democrático e que é impossível viver sem política. "Em todos os ambientes, no nosso dia a dia, nós fazemos política e é muito importante levar esse conhecimento para os jovens nas escolas", ressaltou o parlamentar. Já o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou a necessidade de conhecer como funciona o Legislativo, a importância e a responsabilidade dos deputados. "O projeto ajuda no amadurecimento e no conhecimento de como precisamos fortalecer a consciência política nos nossos jovens", reforçou.

Já a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, falou que o objetivo é debater a cidadania, a democracia e a consciência políticas. "A Assembleia e a escola querem transformar a educação e a vida do sul-mato-grossense", declarou.Também participaram da cerimônia os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB), Mara Caseiro (PTdoB), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB).

História - O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução 026/2005, uma iniciativa do então deputado estadual Antônio Carlos Arroyo. O projeto foi instituído com a finalidade de promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. Podem participar do projeto alunos do ensino médio que são eleitos para atuarem como parlamentares, ou seja, eles se reúnem na Assembleia Legislativa, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.