Antonieta Amorim propõe Semana Estadual de Amamentação em MS

Imagem: Objetivo da proposta da deputada é incentivar a prática do aleitamento materno até os 2 anos e a doação de leite
Objetivo da proposta da deputada é incentivar a prática do aleitamento materno até os 2 anos e a doação de leite
26/05/2015 - 12:50 Por: João Humberto    Foto: Comunicação - ALMS

Mato Grosso do Sul pode contar com a Semana Estadual de Amamentação caso projeto de lei da deputada Antonieta Amorim seja aprovado pela Assembleia Legislativa. O objetivo da proposta é incentivar a prática do aleitamento materno até os dois anos de idade e a doação de leite, visando a realização de palestras, seminários, debates e propagandas informativas quanto à importância dessa ação em parceria com órgãos públicos e privados.

De acordo com Antonieta, as ações em prol da amamentação serão realizadas na semana entre 1º e 8 de agosto. Na ocasião deverão ser realizados eventos com orientações em favor da amamentação, onde as mães serão atendidas e orientadas, com espaço para doação e a realização de “mamaço” (quando as mulheres presentes se reunirão para amamentação conjunta).

Órgãos responsáveis pela saúde e assistência social no Estado deverão coordenar a semana em conjunto com grupos de apoio ao aleitamento materno e bancos de leite materno. A Semana Estadual de Amamentação será incluída no calendário oficial de eventos de MS.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o leite materno protege o bebê de infecções, diarreias e alergias, proporcionando um crescimento mais saudável com ganho de peso rápido e com menos internações, diminuindo os riscos de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Ainda conforme o órgão, o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil em até 13%.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.