HR de Três Lagoas deve diminuir demanda de pacientes na Capital

Imagem: Segundo Eduardo Rocha, HR funcionará como hospital escola recebendo verba também do Ministério da Educação
Segundo Eduardo Rocha, HR funcionará como hospital escola recebendo verba também do Ministério da Educação
27/05/2015 - 12:50 Por: Karine Cortez    Foto: Comunicação Social - ALMS

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou o projeto para construção do Hospital Regional de Três Lagoas, anunciando a liberação de R$ 33 milhões para as obras, sendo mais R$ 8 milhões em contrapartida do governo do Estado. O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) usou a tribuna para ressaltar que o HR não vai tirar recursos apenas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo ele, o HR funcionará como hospital escola recebendo verba também do MEC (Ministério da Educação). “Estudantes do curso de medicina da UFMS em Três Lagoas poderão se especializar e oferecer seu trabalho no HR” salientou Rocha.

No total, 170 leitos deverão ser disponibilizados regionalizando parte da saúde, oferecendo aos pacientes de Três Lagoas e região a possibilidade de tratamento sem a necessidade de se deslocar até Campo Grande.

O parlamentar agradeceu o apoio do ex-governador André Puccinelli (PMDB) que deu início ao processo e ao atual chefe do Executivo, governador Reinaldo Azambuja (PSDB), pela continuidade e empenho na busca pela verba. “O André deu início à elaboração dos projetos e o Reinaldo concluiu encaminhando a proposta e garantindo a liberação do empréstimo”, disse Eduardo Rocha.

Para o deputado estadual Barbosinha (PSB) a construção do HR em Três Lagoas vai evitar situações de risco a que são submetidos pacientes que precisam se deslocar para receber atendimento médico em outra cidade. “Temos que trabalhar cada vez mais para a regionalização da saúde, pois não podemos deixar que a população do nosso Estado fique sofrendo ainda mais em vans e ambulâncias para buscar atendimento especializado”, salientou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.