ALMS sedia abertura do 9º Congresso Brasileiro de Educação Física

Imagem: Cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Educação Física foi realizada nesta noite no plenário Júlio Maia
Cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Educação Física foi realizada nesta noite no plenário Júlio Maia
28/05/2015 - 21:02 Por: Marithê Cogo    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa sediou na noite desta quinta-feira (28/5) a cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Educação Física. Nesta edição, o CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região), aproveitou a ocasião para homenagear 25 personalidades com a medalha “Prof. João Batista Campagnani Ferreira”, comemorativa aos 40 anos da FIEP (Federação Internacional de Educação Física). A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), que também foi agraciado com uma das medalhas.

“Me sinto gratificado pela homenagem. Na verdade me sinto um parceiro nesta causa. Há três anos abracei essa discussão, que vai além da atividade física, é uma questão de saúde pública e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com a realização desse evento na Assembleia Legislativa podemos ampliar o trabalho já desenvolvido pelo Conselho Regional, que hoje desperta no profissional de educação física o seu verdadeiro valor no mercado”, ressaltou Mochi.

O presidente mundial da FIEP, Almir Adolfo Grhun, destacou a realização do Congresso em Mato Grosso do Sul. Para ele, o Estado passa a fazer parte da história da entidade. “Um evento completo. Mato Grosso do Sul agora faz parte da nossa história. E ter o apoio da Assembleia Legislativa é muito importante para nós, pois sem o apoio da classe política é impossível desenvolver um trabalho de excelência”.

No saguão da Casa de Leis, 27 trabalhos científicos foram apresentados por estudantes e profissionais da área, entre eles o do professor mestre em Educação Física da Unigran de Dourados, Carlos Muchão, que desenvolveu uma pesquisa sobre a flexibilidade corporal de crianças e adolescentes. “Essa pesquisa com certeza irá favorecer a implementação de programas de saúde pública, que ajuda a desenvolver a qualidade física em crianças e adolescentes para a prevenção de doenças. Além disso, todos os trabalhos aqui apresentados possibilitam aos estudantes ampliarem seus conhecimentos”, explicou o professor.

Para o presidente do CREF11/MS-MT, Ubiratam Brito de Melo, esta é uma oportunidade de fortalecer o profissional de Educação Física. “A valorização profissional é o principal objetivo do conselho e a realização do congresso em nosso Estado confirma todo esse trabalho. Ainda precisamos avançar, mas com certeza iremos atingir nossa meta”.

Atualmente, o Conselho Regional tem 10 mil filiados aptos a atuarem na área. O presidente do CREF11/MS-MT reforçou que o maior desafio ainda continua sendo a fiscalização. “Uma pessoa que não é graduada e exerce a profissão ilegalmente pode responder judicialmente, então atuamos para resguardar a profissão e obter o respeito da população”, disse Ubiratam.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.