AL assina convênio do Parlamento Jovem com escolas particulares

Imagem: Podem participar do Parlamento Jovem alunos do Ensino Médio que são eleitos pelos colegas para atuarem como deputados estudantes
Podem participar do Parlamento Jovem alunos do Ensino Médio que são eleitos pelos colegas para atuarem como deputados estudantes
01/06/2015 - 17:28 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Roberto Higa

Na tarde desta segunda-feira (1/6), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul firmou parceria com o Sinep-MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) para a implementação do projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense nas escolas da rede particular. Os objetivos são viabilizar e incentivar ainda mais a execução do projeto, que tem as eleições previstas para o segundo semestre deste ano. Os jovens deputados assumem, em 2016, mandato com duração de um ano. "Todos nós percebemos a necessidade e importância do jovem estar aqui na Assembleia. É necessário que ele saiba como funciona o Legislativo, como nascem as leis. Vejo como nossa missão despertar nos jovens a vontade de participar mais ativamente da política", destacou o presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), ao ressaltar a relevância do projeto para a Mesa Diretora.

Em seu discurso, o deputado Mochi também enfatizou a necessidade de ampliação das ações da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, responsável pela coordenação do Parlamento Jovem. "É nossa vontade levar o projeto para o interior do Estado. Fazer uma parceria com as Câmaras Municipais e colocar essa vontade em prática até o final deste ano. Tenho certeza que essa parceria trará bons frutos a toda a sociedade sul-mato-grossense" reforçou o presidente da Casa de Leis.

A diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami, afirmou que "é um enorme prazer firmar essa parceria com as escolas particulares porque desejamos mais instituições participando". Para a presidente do Sinep-MS, Maria da Glória Paim Barcellos, a assinatura do convênio tem elevada importância para a formação democrática e cidadã dos jovens que irão participar do processo de eleição dos 24 deputados estudantes. Após a assinatura do convênio, no plenarinho Nelito Câmara, representantes das escolas reuniram-se com Cheila Vendrami para a apresentação das diretrizes do projeto Parlamento Jovem, que foi criado por meio da Resolução 026/2005, de autoria do então deputado estadual Antônio Carlos Arroyo. O projeto foi instituído para promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes.

Podem participar do Parlamento Jovem alunos do Ensino Médio que são eleitos pelos colegas para atuarem como deputados estudantes, ou seja, eles se reúnem na Assembleia Legislativa, realizam sessões e podem apresentar projetos de leis, que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais. Também participaram da cerimônia os deputados Professor Rinaldo (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB) e a vereadora Carla Stephanini (PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.